0 Comentários

INE recruta mais de 600 técnicos para o Censo em Angola

O Instituto Nacional de Estatística (INE) recebeu candidaturas, para um período de sete dias, as vagas abertas para 114 motoristas e 570 cartógrafos.

De acordo com o anúncio publicado no Jornal de Angola, de quinta-feira, que marca a data de abertura do concurso e, consequentemente, de recepção de candidaturas, os candidatos a motorista devem ter carta de condução profissional, cinco anos de experiência, 8ª classe, disponibilidade imediata e ser angolano.

Nesta classe, Luanda precisa de 23, Huíla nove, Huambo, Cuanza-Sul e Benguela oito, Uíge sete, Bié seis, Cunene, Cuando Cubango, Moxico, Lunda-Norte e Malanje precisarão de cinco cada, Zaire e Bengo quatro, Lunda-Sul, Namibe, Cuanza-Norte e Cabinda, três cada uma delas.

Quanto aos cartógrafos, onde comunicar-se na língua local da província em que se candidata é tida como vantagem, os candidatos às 570 vagas devem apresentar curriculum e cópia de BI, além de comprovativo de habilitações literárias, todos em formato PDF.

Para a capital Luanda são precisos 115 técnicos, Huíla 45, Huambo, Cuanza-Sul e Benguela 40 cada, Uíge 35, Bié 30, Cunene, Cuando Cubango, Moxico e Malanje 25 cada, Lunda-Norte 15, Zaire e Bengo 29, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Namibe, Cuanza-Norte e Cabinda, 15 cada uma delas.

Censo-Piloto

O Censo-Piloto da População e Habitação arranca no dia 15 de Maio deste ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O director-geral, José Calengi, fez saber que o INE está a fazer um exercício enorme para testar os equipamentos já existentes, questionários do censo, logística.

José Calengi explicou que o INE, tendo em conta as boas práticas estatísticas, produz sempre previsões e, em relação à previsão até 2050, no ano 2019 estimou uma população de 30 milhões de pessoas, mas, em 2023, prevê este indicador em cerca de 34 milhões.

Com base nos dados em posse da instituição, Luanda continua a ser a região com maior número de habitantes por quilómetro quadrado, seguido da província do Huambo e Cuanza-Sul.

Sobre os custos operacionais e logísticos, o director-geral da instituição referiu ser ainda cedo avançar dados adicionais, tendo em conta estar em curso um processo de levantamento das reais necessidades.

Para o segundo Recenseamento Geral da População e Habitação, previsto para 2024, depois do realizado em 2014, em todo o país, vão participar directamente 140 mil agentes censitários.

O director-geral do INE anunciou que, diferente do procedimento, no próximo ano, vai decorrer o censo digital, que será efectuado com o apoio de um Tablet, conectado à Internet, para a colheita de dados das pessoas e das habitações, o que poupa tempo e recursos financeiros.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/ine-recruta-mais-de-600-tecnicos-para-o-censo/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO