João Lourenço recebe reconhecimento em Madrid pelo seu esforço no combate à pandemia da Covid-19

O Presidente da Republica, João Lourenço, recebeu, esta quarta-feira, em Madrid, Espanha, um livro intitulado “A Arte de Salvar Vida”, como reconhecimento do seu esforço no combate à pandemia da Covid-19.

A obra, atribuída pela Gavi-Aliança Global para as Vacinas, é uma colecção de arte dedicada ao tema salvando vidas, e teve edição limitada.

Segundo a Gavi, também contou para esse reconhecimento o empenho do Chefe de Estado angolano em questões de contingência para imunizar as populações.

Ao intervir no acto, João Lourenço agradeceu  o apoio dos parceiros, entre os quais a Iniciativa Covax, a Gavi, a OMS e o UNICEF, bem como o governo espanhol, para o êxito do programa de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o Presidente angolano, as parcerias com a Gavi, OMS e a UNICEF são de extrema importância para a saúde em Angola, em África e no mundo.

Por sua vez, o presidente da Gavi, Durão Barroso, destacou as reformas em curso em Angola e a forma como o país combateu a pandemia da Covid-19.

A cerimónia de distinção foi orientada pelo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro sanchez, à margem da primeira Conferência Global de Impacto das Vacinas da Gavi que reúne, até 15 deste mês, vários estadistas mundiais.

De recordar que o Presidente João Lourenço dedicou, desde 2018, uma atenção especial à saúde pública, principalmente para enfrentar a crise sanitária mundial provocada pela pandemia da Covid-19, que infectou milhares de angolanos.

Para controlar a expansão do vírus e evitar o colapso do Sistema Nacional de Saúde Pública, o Executivo angolano fez um forte investimento na construção de hospitais e centros de diagnósticos, e na aquisição de vacinas.

No quadro da campanha de vacinação, as autoridades angolanas mobilizaram 35,5 milhões de doses de vacinas seguras para uma população elegível de cerca de 18 milhões de habitantes, a partir dos 12 anos de idade.

Ainda de acordo com os números oficiais, desde o início do processo de vacinação contra a Covid-19, foram imunizadas 18 milhões, 932 mil e 660 pessoas, das quais 15 milhões, 884 mil apenas com uma dose, 8 milhões 927 com a dose completa,  2 milhões, 190 mil e 106 com as doses de reforço e 6 milhões 087 cidadãos sem a dose de reforço.

Conforme a informação do Governo, de Março de 2020 até 2022, o país realizou perto de 40 voos para Beijing, China, a fim de trazer material de biossegurança e equipamentos médicos necessários para fazer frente à pandemia.

Apesar dos recursos disponibilizados pelo Executivo no combate à pandemia da Covid-19, Angola beneficiou de doadores internacionais, entre países e organizações.

Noutro domínio, para aumentar o atendimento hospitalar,  o Estado construiu, até 2022, 172 unidades sanitárias, o que fez aumentar o número de camas em 8.492 unidades.

Os dados do Governo referem que, até 2022, o país dispunha de mais de 33 mil camas hospitalares, como resultado do investimento do Estado na melhoria dos serviços de saúde.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/politica/espanha-joao-lourenco-recebe-reconhecimento-em-madrid/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO