Jovens angolanos aconselhados a apostar nos estudos para o crescimento e desenvolvimento do país

A secretária provincial da JMPLA em Benguela incentivou, sexta-feira, os jovens a apostarem na formação académica e profissional, com vista a darem um contributo valioso nos programas de crescimento e desenvolvimento da província, em particular, e do país, em geral.

Guilhermina de Araújo, que falava no término do curso preparatório para ingresso no ensino superior, que contou com a participação de mais de 400 jovens, disse que a juventude tem responsabilidades acrescidas face aos desafios do presente e do futuro do país.

A responsável da JMPLA em Benguela disse esperar que a maior parte dos jovens que participou nos cursos preparatórios ingresse no ensino superior, tendo em conta o seu nível, que, referiu, esteve acima da média.

 “A semelhança do que tem acontecido anualmente, foi gizado o novo preparatório para que os candidatos tenham bom aproveitamento nos exames de acesso ao ensino superior”, explicou, acrescentando que o programa surge pelo facto de muitos jovens estarem desprovidos de condições financeiras para custear as acções formativas.

O curso preparatório, além de ser gratuito, é extensivo a todas as franjas da sociedade, sem discriminação política, partidária, religiosa ou social.

O sétimo curso preparatório ministrado pela JMPLA decorreu de 1 a 25 do corrente mês e contou com 407 candidatos, dos quais 101 do sexo feminino.

A formação promovida pela JMPLA juntou, entre outros, candidatos dos cursos de Medicina, Direito, Educação e Ensino Especial e Economia.

Satisfação dos candidatos

A candidata Esmeraldina Jaulo, 18 anos, moradora do bairro Capiandalo, que pretende frequentar o curso de Medicina, disse à nossa reportagem que o preparatório foi oportuno.

“Foi uma oportunidade ímpar, pois não tinha condições para pagar um curso do género. Encorajo a JMPLA a continuar com esta iniciativa, que visa minimizar as dificuldades de muitos jovens que pretendem ingressar no ensino superior”, realçou.

Pedocha Cassova, outro candidato, residente no bairro da Calomanga, disse que se inscreveu no curso de Ensino Primário, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), e considera o preparatório da JMPLA uma mais-valia.

Doliana Gomes, outra candidata, que vive na Centralidade da Baía-Farta, pretende frequentar o curso de Medicina, na Universidade Katyavala Bwila (UKB). Mostrou-se satisfeita ao beneficiar do preparatório a custo zero.

Alexandre Cuenha, do bairro da Cambanda, candidato ao curso de Direito, referiu que a formação foi óptima e enalteceu o empenho dos docentes. Garantiu que se sente animado e pronto para ingressar no ensino superior.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovens-aconselhados-a-apostar-nos-estudos/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO