Cerca de 250 jovens de várias denominações religiosas sediadas no Luena participaram, ontem, numa palestra, subordinada ao tema “Como evitar crimes nas redes sociais no seio da juventude”.
Promovida pelo Conselho das Igrejas Cristãs, em parceria com a Aliança Evangélica de Angola (AEA), a actividade decorreu na Casa da Cultura e visou exortar a juventude religiosa sobre os perigos do uso inadequado das redes sociais.
O coordenador da Comissão Provincial das Igrejas no Moxico, bispo Macano Pedro, considerou que o mau uso das redes sociais constitui uma das grandes preocupações da sociedade cristã, em função dos vários crimes que são cometidos por jovens nessas plataformas.
O bispo acrescentou que o mau uso das redes sociais está a aumentar, cada vez mais, o nível de delinquência no seio da juventude, com práticas de vários crimes, muitos dos quais envolvendo a violência física e mortes, manifestações desviantes dos princípios bíblicos.
Macano Pedro exortou os jovens cristãos a promoverem a paz, tranquilidade e harmonia sociais, bem como a respeitarem as autoridades do Estado. “A Igreja condena todos os actos de vandalismo e manifestações não autorizadas que perturbam a paz”, disse o religioso.
Referiu que os cristãos devem promover a paz, baseada nos valores humanos e na criatividade de cada um, para superar as dificuldades, seguindo sempre o exemplo de Cristo, o Príncipe da Paz.
O bispo Macano Pedro salientou que a Igreja, por ser a reserva moral da sociedade, tem de contar com uma juventude que se abstenha do pecado e seja diferente do mundo quanto ao uso das novas tecnologias que a ciência oferece.
O chefe de Departamento do Combate aos Crimes e Corrupção, Elisário Cassanguili, afirmou que as redes sociais são serviços destinados a criar relações de amizade e harmonia entre pessoas que partilham interesses comuns e não podem ser usados como um instrumento para ferir a liberdade de expressão e o bom nome dos indivíduos.
Realçou que o Ministério do Interior está preocupado com os crimes nas redes sociais, sobretudo os cibernéticos, por causa do uso abusivo de cartões Multicaixa Express, imagens fotográficas, vídeos e gravações.
Elisário Cassanguili alertou os jovens a evitarem a exposição de dados pessoais nas redes sociais e encorajou os participantes a ter a cultura de denúncia sobre todos os crimes que ocorrem nas comunidades.
Desde Janeiro de 2022 até à presente data, o Departamento Contra os Crimes e Corrupção registou 29 denúncias ligadas a cibercrimes e destas 14 são de burlas de cartões multicaixas.
Fonte: JA
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovens-do-luena-alertados-sobre-crimes-nas-redes-sociais/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO