Jovens formados pelo INEFOP beneficiaram de estágios e kits profissionais na província do Cuando Cubango

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, desde 2005, mais de dez mil jovens nos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Mavinga, Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, na província do Cuando Cubango, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

O chefe do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Cuando Cubango, Xavier Tchicuata, disse, ao Jornal de Angola, que dos 10.030 jovens formados durante o período em análise 5.514 beneficiaram de estágios e kits profissionais, bem como de microcrédito, que permitiu a geração de 5.489 postos de trabalho directos e indirectos.

Xavier Tchicuata disse que foram contemplados oito jovens dos nove municípios do Cuando Cubango, com formação técnico-profissional, acrescentando que o INEFOP conta com quatro centros, em Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale, bem como uma unidade móvel, que tem servido para ministrar cursos em zonas onde não existem representações da referida instituição.

Explicou que a instituição que dirige tem envidado esforços para a expansão dos serviços a nível dos nove municípios da província, através da movimentação do centro móvel, para que muitos jovens possam beneficiar de formação técnico-profissional.

Na província do Cuando Cubango, referiu, o INEFOP está a ministrar 13 cursos técnico-profissionais (Electricidade, Canalização, Serralharia, Mecânica, Corte e Costura, Excel avançado, Informática, Pastelaria e Culinária, Marcenaria, Inglês, Contabilidade, Empreendedorismo e Secretariado), o que tem permitido o fomento do auto-emprego e a melhoria da vida económica e social de muitas famílias.

O responsável do INEFOP na província do Cuando Cubango apelou aos jovens a aproveitarem os ciclos formativos, para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade.

Deu a conhecer que o INEFOP conta com 28 formadores, número insuficiente tendo em conta a procura dos cursos ministrados, com realce para o de Empreendedorismo, com o apoio do Governo Provincial, que tem disponibilizado meios necessários para chegar-se às zonas mais recônditas.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/mais-de-dez-mil-jovens-formados-pelo-inefop/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO