Mais de 1.300 jovens formados pelo INEFOP em Mbanza Kongo

Depois da formação técnico-profissional, os finalistas frequentaram um curso intensivo de empreendedorismo, no qual aprenderam técnicas de como começar e gerir o próprio negócio

Mais de mil jovens terminaram com êxito a acção de capacitação do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional

Um total de 1.384 jovens concluiu, com êxito, uma formação técnico-profissional em oficinas de artes e ofícios do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), disse, ontem, em Mbanza Kongo, o director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado.

Ambrósio Kiabanza esclareceu que os cursos, nas especialidades de Artes e Decoração, Canalização, Carpintaria, Corte e Costura, Cozinha e Pastelaria, Electricidade de Baixa Tensão e Industrial, Frio e Refrigeração, Informática, Mecânica Auto, Pedreiro, Serralharia e Soldadura, foram feitos em dois semestres, sob a promoção do INEFOP, no Centro do Kiowa, em Mbanza Kongo.

Depois da formação técnico-profissional, realçou, os finalistas frequentaram, também, um curso intensivo de Empreendedorismo, durante o qual, aprenderam técnicas de como começar e gerir o próprio negócio.

Para Ambrósio Kiabanza, a aposta na formação técnico-profissional constitui uma das estratégias do Executivo para o fomento do empreendedorismo e do autoemprego pela juventude. “Para este ciclo foram matriculados 1.858 candidatos, dos quais 1.359 do sexo masculino e 449 do feminino. Felicitamos o empenho dos formadores e a dedicação dos formandos”.

Encorajamento

O chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Zaire, Kiniangisa Kibantu, encorajou os jovens a conceberem projectos, cujas ferramentas para a sua implementação, podem ser facilitadas, através dos vários programas implementados pelo Executivo.

“A taxa de desemprego varia em cada país. Os programas de formação técnicoprofissionais implementados pelo Executivo demonstram o engajamento na redução do desemprego. Para tal, os jovens devem considerar a formação como uma meta para al c ançar o mundo empresarial”, aconselhou.

Os finalistas

Recém-formado em Electricidade, Alberto Nicolau, de 21 anos, disse ter realizado um sonho, por intermédio dos cursos promovidos pelo INEFOP na província.

“Vou trabalhar para ser um empreendedor no ramo de Electricidade, pois assim poderei ajudar outros jovens a terem o primeiro emprego. Aconselho os outros a nunca desistirem dos sonhos e aproveitarem as oportunidades”, incentivou.

Leiana Simões, de 19 anos, frequentou, com êxito, o curso de Informática e agradeceu ao INEFOP pela formação, que, agora, com as aptidões adquiridas vai poder trabalhar mais ao serviço do desenvolvimento da província. “Estou ansiosa para criar o meu micro- negócio e poder dar o meu contributo no mercado de trabalho”, acrescentou.

Outra finalista é Maria Nzinga, de 27 anos, que terminou o curso de Corte e Cost ura. “Sempre gostei da profissão de costureira e agora que estou formada pretendo desempenhar a actividade e ganhar o suficiente para melhorar a minha vida financeira”, disse.

Aposta na formação técnico-profissional constitui uma das estratégias do Executivo para o fomento do empreendedorismo e do auto-emprego pela juventude

Fonte: Jornal de Angola

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

Siga-nos no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO