Nova fábrica de sementes no Lubango pode gerar novas oportunidades de Emprego na Huíla
A província da Huíla ganhou esta sexta-feira uma nova unidade industrial ligada ao sector agrícola, com a inauguração da primeira fábrica de processamento e beneficiamento de sementes de Angola, um investimento que poderá contribuir para a criação de novas oportunidades de emprego e o fortalecimento da economia local.
A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) está instalada no município do Lubango e foi implementada pela empresa angolana Jardins da Yoba, com padrões internacionais de qualidade. A infraestrutura foi inaugurada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Com capacidade instalada para tratar cerca de 35 mil toneladas de sementes por ano, a fábrica prevê, para a campanha agrícola 2026-2027, o processamento de aproximadamente 5 mil toneladas de grãos, incluindo milho, trigo, arroz, massango, massambala, soja e feijão.
Investimento reforça emprego e desenvolvimento na Huíla
Durante a inauguração, José de Lima Massano destacou que investimentos desta natureza representam uma aposta na produtividade agrícola, segurança alimentar e valorização da produção nacional, além de responderem ao desafio de criar mais oportunidades de emprego e geração de riqueza para as comunidades.
Segundo o governante, o crescimento do sector privado em áreas estratégicas como a agricultura é fundamental para promover novas oportunidades profissionais e desenvolver cadeias produtivas nacionais.
A nova unidade poderá impulsionar a procura por profissionais ligados às áreas de produção agrícola, operação industrial, manutenção, logística, controlo de qualidade, agronomia, administração e outras funções técnicas associadas ao processamento de sementes.
Empresa já emprega mais de 400 trabalhadores
A Jardins da Yoba, empresa responsável pelo investimento, conta actualmente com mais de 400 colaboradores, distribuídos por sete unidades de produção localizadas nas províncias da Huíla, Cunene e Cuanza Sul.
A empresa está sediada nos municípios de Chibia e Humpata, na Huíla, e tornou-se uma das principais referências nacionais na produção de sementes de cereais, leguminosas e citrinos.
Nos últimos dez anos, a companhia investiu cerca de 15 milhões de dólares norte-americanos no reforço da multiplicação de sementes, processamento, selecção, melhoramento genético e implementação de novas tecnologias.
Fábrica fortalece produção nacional de sementes
A directora executiva do grupo, Creusa Walter, explicou que o projecto resultou do Aviso 10 do Banco Nacional de Angola (BNA), permitindo a construção de uma linha de processamento, tratamento e ensaque de sementes em 2024.
Para a responsável, a nova unidade representa uma evolução importante na cadeia de valor da empresa, baseada em três pilares principais: pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A empresária destacou ainda que Angola continua a importar uma parte significativa das sementes utilizadas na agricultura, situação que aumenta os custos para o país. Com a produção nacional de sementes certificadas, espera-se melhorar o fornecimento aos agricultores e reduzir a dependência externa.
Huíla consolida posição no sector agrícola
Com esta nova fábrica, a Huíla reforça a sua posição como uma das principais regiões agrícolas de Angola, criando condições para o desenvolvimento de novas actividades económicas e oportunidades profissionais no sector agro-industrial.
A instalação da Unidade de Beneficiamento de Sementes representa mais um investimento que poderá contribuir para o crescimento do mercado de trabalho na província, especialmente para jovens e profissionais ligados à agricultura, indústria e áreas técnicas.
Fonte: ANGOP – EM/MS
FIQUE ATENTO ÀS OPORTUNIDADES
- INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego no YouTube e receba dicas, alertas e novidades sobre vagas e concursos.
👉 CLIQUE AQUI - SIGA-NOS no WhatsApp para receber notícias e vagas em tempo real.
👉 CLIQUE AQUI - RECEBA MAIS VAGAS no nosso TELEGRAM
👉 https://t.me/angoemprego - SIGA-NOS NO FACEBOOK e fique por dentro das novas oportunidades.
👉 CLIQUE AQUI
CONTEÚDOS ÚTEIS
🔹Como Fazer um Currículo Profissional em Angola
🔹Como Escrever uma Carta de Apresentação Profissional
🔹 Concursos Públicos em Angola 2026 – Guia de Inscrição
🔹 Mais de 60 Modelos de Currrículos ATS
🔹 29 Ideias de Negócios para fazer em Angola
