O que faz um Copywriter? Saiba mais sobre esta função

O que faz o Copywriter? Saiba mais sobre esta função

Antes de falar sobre copywriting, vamos dar um passo para trás e falar sobre os propósitos de escrever. Como você deve imaginar, escrever tem diferentes propósitos; no marketing, a escrita tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.

E é nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao copywriting.

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto é conhecido como Copywriter. Copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, sites, posts, eBooks ou emails) com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão.

Analise o exemplo abaixo para melhor compreender sobre a função de um Copywriter!

Exemplo: Imagine que seu filho está crescendo e você está procurando brinquedos educativos para ele. Fazendo uma buscas online, vai parar na página “sobre” de duas empresas diferentes, mas que vendem o que você procura.

A seguir, leia e analise o que encontra em cada uma delas:

  • Empresa X:

“A X é uma empresa com base em __. A empresa ainda pertence à família __, que a fundou em __. A X é comprometida com o desenvolvimento da criatividade das crianças por meio de brincadeiras e aprendizados. Com base em seus primeiros produtos, a empresa hoje oferece brinquedos, experiências e materiais de ensino para crianças em mais de 130 países.”

  • Empresa Y:

“Nós estamos no meio de uma Revolução no Aprendizado — uma revolução que defende a importância das brincadeiras no ensino do século XXI! A Y cria e produz brinquedos que ensinam sobre empatia, comunicação criativa, colaboração e outras habilidades necessárias para os aprendizes do século XXI, de qualquer idade.”

A descrição da empresa Y parece muito mais interessante do que o da empresa X, não acha? Isso porque, mais do que falar sobre seus produtos, a empresa Y passa seus valores. 

Ou seja: ela vende uma ideia. 

A ideia de uma nova forma de educar, que associa o ato de brincar ao ato de aprender.

O que faz um Copywriter?

Como se tornar um profissional de sucesso como Copywriter?

O copywriter é um redator criativo com talento de escrever textos que tem como objetivo vender algo para alguém. Um copywriter usar técnicas de copywriting para transformar textos normais em máquinas de conversão.

Se você é bom com as palavras e tem o poder da persuasão, pode ser uma carreira promissora.

Basicamente, a missão desse profissional é escrever textos que convencem o leitor a comprar um produto ou serviço, baixar um conteúdo ou qualquer outra ação de interesse da empresa.

Apesar da proximidade com a profissão de redator publicitário, o copywriter atua mais na área de inbound marketing, com um estilo específico de texto.

Se identificou com o perfil?

Então, aproveite o artigo para aprender tudo sobre a profissão e conhecer sua principais técnicas.

No final deste guia, você mesmo poderá avaliar se tem vocação para copywriter e descobrir como dar os primeiros passos nessa jornada.

Copywriter, copywriting e copy: entenda o que são!

Copywriter é um profissional responsável pela produção de conteúdos focados na conversão, ou seja, que guiam o leitor a uma ação específica. Seus textos são altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto, contratar um serviço ou assinar uma newsletter, por exemplo.

Mas o que é copywriting, então? É a técnica empregada na redação desses conteúdos a serviço do marketing e vendas, que inclui vários gatilhos e estratégias para convencer o público-alvo.

Seu produto final é a copy, um texto que pode ser aplicado às mais diversas mídias e formatos.

Se você ficou curioso a respeito desse termo, saiba que “copywriter” é uma junção de copy (“escrita autoral” em inglês arcaico) e writer (escritor em inglês).

Copywriting e redação publicitária são as mesmas coisas?

Durante muito tempo, os dois termos até foram utilizados como sinônimos, mas, hoje em dia, já não podem ser considerados assim.

Ainda que a redação publicitária, eventualmente, possa se utilizar de técnicas de copywriting para persuadir clientes, essa não é uma regra.

O texto publicitário é, acima de tudo, informativo-descritivo.

Ou seja, é um conteúdo que busca apresentar um produto ou serviço, por exemplo.

Já o copywriting é um passo extra, que, de certa maneira, pode ser utilizado como um complemento, uma vez que o seu foco está em estimular a tomada de decisão do público.

Em outras palavras, é um texto voltado para que o leitor realize algo, como comprar um produto, acessar novos conteúdos, se inscrever em um curso e assim por diante.

Onde aplicar o copywriting?

O copywriting pode ser aplicado em todo e qualquer conteúdo de marketing e vendas, desde texto para blogs, posts para redes sociais, infográficos, e-mails, até e-books e webinars.

Mas, mais do que pensar onde utilizar as técnicas de copy, você deve se preocupar em como elas devem ser feitas.

Ou seja, o planejamento estratégico na produção de conteúdo é fundamental para que você crie os materiais estrategicamente corretos para o perfil do seu público e para a etapa do funil de vendas em que cada cliente está.

Assim, você vai conseguir entregar um conteúdo personalizado de verdade e atender, de fato, a necessidade do seu leitor.

O que faz um copywriter: no que ele pode trabalhar?

Que a função do copywriter é escrever textos irresistíveis, você já sabe.

Mas o que mais chama a atenção nessa profissão é a versatilidade de formatos, canais e mídias com as quais você pode trabalhar.

Técnicas e estratégias de um bom copywriting

As habilidades do copywriter são construídas e aperfeiçoadas continuamente. Ele é, antes de mais nada, um profissional curioso, em constante busca de conhecimento e novas referências para seu próprio repertório criativo. Veja as principais:

  • Criar uma história envolvente – o famoso Storytelling.
  • Persona: com quem o texto irá falar. Não há uma técnica de persuasão universal.
  • Definir a abordagem e linguagem que serão usados. O tom de voz coloquial é sua melhor aposta
  • Títulos fortes: eles devem ter síntese e ao mesmo tempo marcantes
  • Descubra elementos que o conectem com o leitor como, por exemplo, falar de situações do cotidiano
  • Tempo verbal: prefira usar verbos no imperativo. Isso leva os leitores a se sentirem compelidos à ação
  • Dados e pesquisas para corroborar seus argumentos e aumentar o nível de confiança no que você diz;
  • Quais as hipóteses de rejeição pelo leitor? Você deve se antecipar e criar argumentos
  • Hierarquização de informações e conteúdo para deixar o texto mais efetivo
  • O uso de repetições de forma inteligente e criativa

E, é claro, isso tudo sempre dizendo a verdade, sem nunca “forçar a barra” – valorizar a oferta, o produto, é diferente de exagerar nos seus benefícios Isso fica evidente no texto e compromete a credibilidade da marca.


FONTES:

  • Resultados Digitais
  • NEILPATEL
  • EBAC Online

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

O que faz um Copywriter? Saiba mais sobre esta função