0 Comentários

Operadores de transportes públicos da Huíla falham pagamento de autocarros ao Estado

Os operadores de transportes públicos da Huíla, a quem foram cedidos, a crédito, 64 autocarros de transporte urbano de passageiros em 2020, não estão a cumprir cabalmente com a amortização da dívida.

Esses operadores deviam pagar 460 mil kwanzas por mês, mas estão a assumir apenas entre 35 a 40 por cento desse valor, sob pretexto de ser uma mensalidade “muito alta” e incompatível com as receitas do mercado.

A denúncia foi feita hoje, quarta-feira, em entrevista à ANGOP, no Lubango, pela directora  do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Gracinda Gonçalves, admitindo que o pagamento da parcela mensal foi definido com base no mercado de Luanda.

A taxa de amortização, conforme a fonte, é nacional, mas os operadores acham que se deveria olhar para as especificidades de cada província, mediante um estudo diferenciado, porque a realidade é distinta.

Nesta conformidade, de acordo com Gracinda Gonçalves, os operadores da Huíla acham que a questão deve ser revista, porque o mercado de Luanda não pode servir de base de estudo  para as outras províncias, dada a sua densidade populacional.

Afirmou que em relação às outras províncias, a Huíla tem o preço definido da passagem no valor de 100kz para o transporte  urbanos, conforme foi definido nos projectos.

“Essa situação cria também algum descontentamento aos nossos operadores, pois consideram reduzido, mas que podia ser compensado com ligações inter-provinciais, por serem são mais rentáveis, pois há menos desgaste dos meios devido as constantes paragens e vandalismo, mas o sistema actual não lhes permite”, enfatizou.

Gracinda Gonçalves, destacou que os  operadores já remeteram vários documentos a solicitar ao Governo local uma renegociação, no sentido de se rever a situação, concernente ao preço, cuja última solicitação deu entrada em 2022, mas a solução é de responsabilidade central.

No Transporte urbano regular de  Regular de Passageiro,  são transportados em média diária 504 passageiros por cada um dos 64 autocarros.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/transporte/operadores-incumprem-amortizacao-da-divida-dos-autocarros-na-huila/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO