PAPE cria 500 empregos em Benguela

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) criou, até ao momento, no município do Caimbambo (Benguela), quinhentos empregos, entre directos e indirectos, com a entrega de mais de cento e cinquenta kits, soube a ANGOP.

Segundo o director municipal para o Desenvolvimento Económico Integrado, Sabino Alberto, os referidos empregos estão relacionados com a construção civil, decoração, cabelereiro, corte e costura, entre outros.

O director informou que os beneficiários têm sido acompanhados para estimular a sua continuidade dos projectos e também fiscalizar aqueles que têm ambições financeiras imediatas e acabam por vender os equipamentos.

“Alguns estão a desenvolver as suas actividades aqui no município, enquanto que outros procuram outros mercados com maior abertura”, esclareceu.

Sobre os critérios de selecção, disse que estes são definidos através de sondagens realizadas pela Comissão da Juventude, pelas igrejas e autoridades tradicionais.

Em relação aos empresários, destacou a entrega de uma carrinha de três mil e quinhentos quilos e sete motorizadas de três rodas.

Quanto aos créditos, embora tenham sido apresentados 40 projectos para a agricultura e pecuária, sectores dominantes na região, ainda ninguém beneficiou.

Sabino Alberto disse, no entanto, que a instituição indicada para o efeito é o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), com a facilitação do Fundo de Garantia e Crédito (FGC).

Em relação a este assunto, o director afirmou que os empresários têm sido sensibilizados a formalizar as suas actividades no âmbito do Agro-PREI, instância ligada à agricultura.

Disse ser necessário tratar-se a certidão comercial, que possibilita ao agente receber certos benefícios.

“Estamos também a facilitar o documento de concessão de terra, para o título de propriedade, porque a falta deste documento impossibilita o acesso ao crédito”, explicou.

Na perspectiva de tirar os comerciantes da informalidade, o director assegurou que as autoridades do município já concederam mais de cem certidões comerciais.

Sobre o combate à pobreza e promoção do género, afirmou que, neste trimestre, houve mais de 200 beneficiários, com destaque para 60 kits de decoração.

“Temos dado suporte com formação em empreendedorismo e gestão financeira”, frisou.

Questionado sobre as estratégias para alavancar a economia no município, explicou que estão a trabalhar com o Governo Provincial no sentido de se criarem as condições básicas para atracção de investimentos, como a melhoria da oferta de energia e água.

O director manifestou-se esperançado no progresso do município, baseando-se na promessa do governador Luís Nunes, segundo a qual, o Caimbambo terá energia eléctrica a partir da linha proveniente da barragem de Lomaum (Cubal), a curto-médio prazo.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/pape-cria-500-empregos-no-caimbambo/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO