Tribunal constitucional chumba diploma que atribui 10% dos activos recuperados a PGR

O Tribunal Constitucional chumbou o Diploma que atribui dez por cento dos activos recuperados, à PGR e aos Tribunais. A medida consta do Acórdão nº845/2023, e responde às reclamações da Ordem dos Advogados que estiveram na base do pedido de fiscalização abstracta sucessiva do Diploma.

Com os fundamentos de que o Decreto Presidencial 69/21 de 16 de Março viola a isenção, a independência dos Tribunais e o direito a um julgamento justo, tornando os magistrados os beneficiários directos dos bens recuperados à favor do Estado.

A posição do plenário do Tribunal Constitucional, que não teve voto de vencido, declara a inconstitucionalidade material das normas do diploma fundamentado, que o Decreto Presidencial 69/21 não se adequa aos princípios da independência e da imparcialidade.

O Tribunal ressalva, no entanto, que os efeitos produzidos pelo diploma que estabelece o regime de comparticipação atribuída aos órgãos da administração da justiça, pelos activos financeiros e não financeiros por si recuperados, para salvaguardar a integridade e a segurança jurídicas, com fundamento no nº4 do Artigo 231 da Constituição da República de Angola.

Fonte:: RNA

Ver mais em: https://rna.ao/rna.ao/2023/10/07/tribunal-constitucional-chumba-diploma-que-atribui-10-dos-activos-recuperados-a-pgr-e-aos-tribunais/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREG