Universidade Agostinho Neto pretende abrir concurso público para docentes antes do final deste ano

Um concurso público para o processo de candidatura, do regime geral de ingressos para a admissão de docentes será realizado, antes do final deste ano pela Universidade Agostinho Neto (UAN), anunciou, segunda-feira, a vice-reitora e coordenadora da Comissão dos Exames de acesso referente ao Ano Académico 2023/24.

Filomena dos Santos Benedito falava durante a conferência de imprensa realizada no Campus Universitário, em Luanda, mas sem avançar o número de vagas disponíveis de professores para o concurso público e os lugares a serem preenchidos pelos novos docentes.

No encontro com os jornalistas nacionais, a vice-reitora declarou que a UAN precisa no mínimo de 500 docentes para minorar algumas vagas existentes na instituição. Fernanda dos Santos Benedito fez saber que a UAN tem, actualmente, 960 docentes. Na conferência de imprensa, a vice-reitora reconheceu que a escassez de docentes tem reduzido o número de vagas para os novos candidatos.

“A insuficiência de professores é um dos factores que condiciona o aumento do número de vagas. Temos esperança porque teremos este ano um concurso público para ajudar a mitigar esta preocupação”, garantiu a vice-reitora.

Valor amealhado  com os Exames de Acesso 

Um total de 110 milhões e 200 mil kwanzas, por outro lado, foi o dinheiro arrecadado pela Comissão dos Exames de Acesso do Ano Académico 2023/24, anunciou Fernanda dos Santos Benedito.

A coordenadora da Comissão dos Exames de Acesso garantiu à imprensa que o valor foi amealhado durante o processo de inscrições dos candidatos, que se realizou de 1 a 13 deste mês, apenas via online.

“A universidade não recebe qualquer valor do Orçamento Geral do Estado (OGE), para custear este processo. Os valores servem para custear todas as despesas inerentes ao processo de inscrições”, contou a responsável.

Na conferência de imprensa, a Professora titular anunciou, também,  que das 5.570 vagas disponíveis na UAN para os 47 cursos de licenciatura, ensinadas nas 10 Unidades Orgânicas, três por cento estão reservadas para os candidatos, descendentes de Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, igual número para pessoas com necessidades educativas especiais, cinco por cento para os pretendentes protegidos por Acordos Internacionais e, também para os filhos dos membros do corpo diplomático nacionais e estrangeiros acreditados no exterior e residentes no país.

De acordo com a vice-reitora, as condições para estes candidatos estão legisladas no país.

Em relação ao número de inscritos por Unidade Orgânica, a vice-reitora da UAN disse que a Faculdade de Medicina registou o maior número de candidatos, com um total de 5.444 concorrentes para um somatório de 120 vagas disponíveis, e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHTUR) recepcionou a menor quantidade de pretendentes, com apenas 132 concorrentes para um universo de 100 lugares desocupados.

Para o Ano Académico 2023/24, que começa a 2 de Outubro, explicou Fernanda dos Santos Benedito, contou com 5.570 vagas disponíveis, acrescentando que se inscreveram, efectivamente, 17.432 candidatos e cerca de 4 mil concorrentes não concluíram o processo de inscrições.

A primeira chamada dos exames de acesso na UAN, esclareceu, começou, ontem, nos períodos (8h00-10h00 e 10h00-12h00), para os aspirantes aos cursos de Ciências Sociais, cujos resultados serão publicados e divulgados no dia 31 do corrente mês.

Fernanda dos Santos Bendito fez saber que hoje, com o início, às 8h00, no Campus Universitário, serão realizados apenas os exames de acesso para os concorrentes dos cursos de Ciências Exactas e encerra amanhã para os candidatos da formação de Ciências Médicas.

A vice-reitora deu a conhecer que a Universidade Agostinho Neto está a trabalhar para a reabilitação do Centro de Ensino à distância para a comunidade estudantil, com a intenção de mitigar algumas dificuldades de mobilidade e de défice de professores.

Segundo o cronograma das actividades referentes aos exames de acesso, a segunda chamada dos testes de admissão será realizada nos dias 14 e 15 de Setembro, cujas inscrições vão de 9 a 10 do mesmo mês, online, no site examedeacesso.uan.co.ao.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/universidade-agostinho-neto-abre-concurso-publico-para-docentes/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego