A Amnistia Internacional (AI) pediu contenção à polícia nacional e a protecção dos direitos humanos, quando se anuncia para sábado uma marcha nacional contra a subida dos combustíveis.
O apelo da AI surge após uma semana agitada em que manifestações de taxistas e moto taxistas nas cidades do Huambo e do Lubango terminaram em confrontos com a polícia, de que resultaram mortos, feridos e detidos já julgados e condenados.
A Amnistia Internacional sublinha que a dispersão dos manifestantes deve ser sempre uma medida excepcional, tal como o uso da força, que deve estar reduzida ao mínimo indispensável, questionando o uso de gás lacrimogéneo e balas reais para dispersar uma multidão no Huambo, no dia 5 de Junho, onde pelo menos cinco pessoas morreram, entre as quais uma criança de 12 anos.
“Pedimos à polícia nacional que pare de usar a força excessiva nestes protestos”, apela a organização de direitos humanos.
Por sua vez a Associação Justiça, Paz e Democracia, AJPD, entende que a posição da Amnistia internacional vai de encontro ao posicionamento de várias organizações da sociedade civil angolana.
António Ventura, presidente da AJPD, disse ainda que a actuação da polícia nacional deve ser nos termos da lei, o que muitas vezes não tem acontecido.
O líder da Associação Justiça, Paz e Democracia, entende que a Polícia Nacional deve salvaguardar o livre exercício de reunião e manifestação porquanto a Constituição da República consagra esse direito aos cidadãos.
Fonte: LAC
Ver mais em: https://lac.ao/pedimos-a-policia-nacional-que-pare-de-usar-a-forca-excessiva-nestes-protestos-amnistia-internacional/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO