0 Comentários

Angola e São Tomé e Príncipe

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, sexta-feira(23), em Luanda, a disponibilidade de Angola apoiar São Tomé e Príncipe para que este país alcance a estabilidade macroeconómica. A garantia foi dada ao Primeiro-Ministro são-tomense, Patrice Trovoada, durante um encontro com o Chefe de Estado angolano na Cidade Alta.

Em declarações à imprensa, o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe manifestou-se satisfeito pela disponibilidade demonstrada pelo Presidente da República, João Lourenço, em apoiar o desenvolvimento económico e social do seu país.

“Tive a oportunidade de testemunhar o empenho de Angola no apoio ao Governo são-tomense nos bons e maus momentos. São Tomé e Príncipe tem vindo a conhecer situações económicas e financeiras difíceis. Saio de Luanda bastante satisfeito por ver que existe uma grande disponibilidade por parte do Presidente da República, João Lourenço, em trabalhar com São Tomé e Príncipe para daqui a uns meses o país voltar a ter uma maior estabilidade macroeconómica que possa servir para estruturar o desenvolvimento, sobretudo o bem-estar das populações”, disse.

O Primeiro-Ministro e Chefe do Governo da República de São Tomé e Príncipe disse que abordou também com João Lourenço as “boas” relações de amizade e cooperação entre os dois Estados. “Sou Primeiro-Ministro pela quarta vez, mas é a primeira vez que tenho a oportunidade de me encontrar com o Presidente João Lourenço para falarmos das relações bilaterais”, sublinhou.

O Chefe do Governo são-tomense disse que teve a oportunidade de constatar que o Presidente João Lourenço é bastante pragmático e está empenhado nos resultados das suas acções.

“Encontrei no Presidente João Lourenço um líder preocupado com os resultados das suas acções, e este pragmatismo vai ajudar a encontrarmos soluções mais adequadas que correspondam melhor às expectativas das populações”, ressaltou.

Relativamente ao alargamento das relações bilaterais, Patrice Trovoada manifestou a convicção de que no próximo ano a cooperação entre os dois países pode começar a dar sinais diferentes de maior dinamismo e realizações concretas em benefício das populações.

O Primeiro-Ministro são-tomense falou também da recente tentativa de golpe de Estado, tendo sublinhado que actualmente a situação está calma e que a questão está a ser tratada ao nível da Justiça, da Procuradoria e que aguarda serenamente os resultados.

“O tempo da Justiça é longo, já passou um mês, mas tenho plena confiança no trabalho da equipa de investigação e estamos à espera da divulgação dos resultados”, disse, acrescentando que “o mais importante é que o país está calmo e o Governo trabalha para encontrar a estabilidade económica, financeira e social que é a única que pode garantir o bem-estar da população”.

Antes de deixar Luanda, o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe depositou uma coroa de flores no sarcófago onde se encontram os restos mortais do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação bilateral em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980. Os instrumentos jurídicos assinados permitiram celebrar mais de 26 acordos sectoriais.

Participaram no encontro entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro são-tomense, os ministros de Estado para a Coordenação Económica, a ministra de Estado para a Área Social e os ministros das Relações Exteriores, da Economia e Planeamento, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Fonte; Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/angola-quer-contribuir-para-a-estabilidade-macroeconomica-de-sao-tome-e-principe/

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO