0 Comentários

Antigos Presidentes da República e vice- Presidentes já não terão direito a escolta pessoal permanente

A alteração da Proposta de Lei dos antigos Presidentes e Vice- Presidentes da República que será discutida na Assembleia Nacional nos próximos dias revoga o direito a escolta pessoal permanente proveniente da Unidade de Segurança Presidencial logo após o fim do mandato.

De acordo com a Proposta de Lei analisada pelo Novo Jornal, que será aplicada, após aprovação, pela primeira vez quando João Lourenço deixar o cargo, em 2027, quando conclui o segundo mandato limite como impõe a Constituição, os antigos Presidentes e Vice- Presidentes da República estão impedidos de prestar trabalho para entidades privadas nos três anos imediatos ao fim do mandato.

Segundo o documento, os direitos que permanecem garantidos cessam com o exercício de qualquer actividade no sector privado, excepto em caso de prestação de serviços em fundações, associações e outras pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos e actividades de investigação cientifica ou docência.

A proposta determina que estes têm direito a subvenção vitalícia correspondente ao salário base do Presidente da República em funções, que na versão em vigor está fixado em 80 por cento, sendo cumulável a pensão de aposentação ou reforma a que tenham direito, sem prejuízo de outras remunerações ou subsídios previstos em diploma próprio.

O documento diz ainda que estão sujeitos aos deveres de sigilo e confidencialidade sobre as informações e documentos a que tenham tido acesso durante o exercício do cargo, sem prejuízo do regime de segredo de Estado.

No que diz respeito a tratamento protocolar foram mantidas as condições compatíveis com a função anteriormente desempenhadas, nomeadamente a precedência nos termos definidos pela legislação aplicável, a oficial às ordens, protecção pessoal extensiva ao cônjuge e passaporte diplomático extensivo ao cônjuge e filhos menores.

Têm ainda direito a gabinete de trabalho e quadro de pessoal de apoio ao gabinete, subsídio de fim do mandato e subsídio anual para manutenção da moradia.

Fonte: Novo Jornal

Ver mais em: https://novojornal.co.ao/politica/interior/antigos-presidentes-da-republica-e-vice-presidentes-ja-nao-terao-direito-a-escolta-pessoal-permanente-garantida-pela-unidade-de-seguranca-presidencial-112802.html

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO