Estudantes beneficiam de bolsas de Estudo
Um grupo de 12 jovens, da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, vai beneficiar de bolsas de estudo para a formação técnico-profissional nas áreas de Electricidade, Energias Renováveis, Mecatrônica, Mecânica, Meteorologia e Tecnologia de Informação e Comunicação.
As bolsas foram sorteadas, quinta-feira, em Menongue, durante um encontro de apresentação dos cursos de formação técnico-profissional ministrados pelo Centro Integrado de Formação Tecnológica ( CINFOTEC) do Huambo, que vai arrancar em Janeiro de 2024, em parceria com o Serviço Provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissi o nal ( I NEFOP) d o Cuando Cubango.
O representante do CINFOTEC/ Huambo, Celso Delegado, disse, ao Jornal de Angola, que, numa fase piloto, o centro vai arrancar com os cursos de Higiene e Segurança no Trabalho, Controlo de Qualidade, Electricidade, Robótica Industrial, Automação de Linhas de Produção, Informática na Óptica do Utilizador, Fotografia Profissional e Edição Multimídia, Soldadura por Eléctrodo Reservado, Torneamento Mecânico Convencional e Mecânica para Motores Diesel.
Para o ano formativo que terá início em Janeiro do próximo ano, o centro vai arrancar com mais de 400 jovens, visando dotá-los de conhecimentos, para darem resposta à s exigências do mercado de trabalho.
O país, acrescentou, tem três centros do CINFOTEC (dois em Luanda e um no Huambo), prevendo-se a expansão dos serviços em outras províncias, visando o aumento e melhoria da qualidade da mão-de-obra.
Por seu turno, o chefe do Serviço do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissi o nal ( I NEFOP) n o Cuando Cubango, Xavier Chicuata, enalteceu a iniciativa do Cinfotec/huambo de conceder 12 bolsas de estudo a jovens, pelo facto de existir grande procura dos cursos oferecidos à juventude da província.
Xavier Chicuata aconselhou os contemplados no sentido de se empenharem para que possam cumprir com as expectativas e darem o seu contributo no desenvolvimento do Cuando Cubango, tendo explicado que o sector que dirige vai continuar a trabalhar afincadamente na formação e instrução dos j ovens em diversas áreas do saber.
No presente ano lectivo, esclareceu, estão matriculados 1.900 cidadãos nos centros do INEFOP, que já colocou à disposição do mercado de trabalho 1.286 jovens formados em várias especialidades, com destaque para Inglês, Serralharia, Canalização, Corte e Costura, Electricidade e Montagem de Antenas Parabólicas.
Fonte: JA
Artigo Publicado em 24.12.2023
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI
Siga-nos no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO