Capital Humano: Síndrome de preparação para o fracasso

Esta síndrome ocorre quando um líder espera que um subordinado falhe e toma medidas, que de forma subtil ou explícita, minam o desempenho do trabalhador. Está estudado e provado que tal pode ter efeitos bastante prejudiciais para o trabalhador, mas também para a organização como um todo.

A Síndrome de Preparação para o Fracasso ou “Set-Up-To-Fail Syndrome”, é um fenómeno psicológico, “cunhado” por Manfred Kets de Vries em 1995, que descreve a dinâmica de expectativas negativas e profecias autorrealizáveis em ambientes de trabalho. Imagine um líder tão empenhado em fazer um trabalhador falhar que começa a parecer um vilão de um filme.

“Eis o meu plano brilhante! Vou dar feedback negativo, atribuir tarefas impossíveis e isolar o trabalhador até que desista!”. Isto não é comédia, mas uma realidade desafiadora e presente em muitas organizações.

Esta síndrome ocorre quando um líder (não sei se o podemos chamar de líder, porque um verdadeiro líder não faria isto) espera que um subordinado falhe e toma medidas, que de forma subtil ou explícita, minam o desempenho do trabalhador. Está estudado e provado que tal pode ter efeitos bastante prejudiciais para o trabalhador, mas também para a organização como um todo.

Quem lidera estes indivíduos não está muitas vezes consciente das suas acções, o que torna o fenómeno ainda mais difícil de contrariar.

Por norma, esta síndrome começa com as expectativas negativas do líder em relação ao desempenho do trabalhador com base em preconceitos, julgamentos precipitados ou mesmo em experiências anteriores, nas quais o líder teve interações negativas com o trabalhador em questão. De seguida, o líder, de forma consciente ou inconsciente, toma medidas que minam o desempenho do trabalhador através de feedback constante e exclusivamente negativo, atribuindo tarefas impossíveis ou injustas ou até isolando o indivíduo socialmente dentro da organização. Essas acções levam a que o trabalhador se comporte de uma maneira consistente com essas expectativas negativas, o que leva à confirmação das previsões do líder.

Nesta situação, o trabalhador torna- -se muitas vezes o protagonista.

Fonte: Expansão

Ver mais em: https://expansao.co.ao/gestao/interior/sindrome-de-preparacao-para-o-fracasso-115591.html

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO