0 Comentários

Como a saúde mental afecta produtividade no trabalho?

A saúde mental no mundo corporativo é um assunto que está sendo cada vez mais discutido, mas você já parou para refletir sobre os impactos dela na produtividade das equipas?

Cuidar da saúde mental não significa somente tratar transtornos psicológicos. Significa também atuar com a prevenção de sintomas psicológicos e promoção da qualidade de vida. 

Atualmente tem-se que o ambiente de trabalho é fator importante de gerador de estresse emocional, podendo ocasionar prejuízos significativos na qualidade de vida. O desejo de fazer melhor, de dar conta de todas as demandas, junto a sentimentos de frustração e desvalorização, dificuldade nas relações interpessoais, são questões que afetam a saúde mental do trabalhador, assim como sua produtividade.   

O que é produtividade para as empresas?

Antes de entender os impactos da saúde mental no trabalho, vale a pena refletir sobre esse termo tão utilizado ultimamente. Afinal de contas, o que significa ser um profissional produtivo?

O conceito básico de produtividade é entregar mais utilizando a menor quantidade de recursos possível, inclusive em relação ao tempo gasto para executar a atividade.

Isso significa que não basta apenas criar um grande número de coisas ou concluir várias atividades, passando por cima de outros conceitos relevantes no mundo corporativo, como o respeito aos colegas e a qualidade.

Exemplo: Se o colaborador de uma fábrica de roupas aumentou em 15% a quantidade de peças produzidas no mês, mas a maioria dessas roupas não vão poder ser comercializadas por estarem com defeitos. Nesse caso, não podemos dizer que a produtividade do funcionário aumentou.

A produtividade precisa estar em equilíbrio com a qualidade do trabalho desenvolvido.

 

Qual o Impacto da saúde mental no trabalho?

Além dos fatores sociais, pessoais e genéticos, o ambiente de trabalho também pode ser fonte de problemas mentais. É comum ouvir relatos de pessoas extremamente estressadas por conta do excesso de cobranças, desentendimentos com os colegas e falta de condições adequadas para realizar o trabalho.

Isso sem falar no impacto de viver episódios de assédio, preconceito e trabalhar em um ambiente não diverso. Segundo um levantamento  80% dos trabalhadores já viveram ou presenciaram alguma situação de discriminação no trabalho.

Como não poderia ser diferente, tudo isso influencia a relação dos colaboradores com o trabalho. Então, caso a empresa são invista em medidas para prevenir e cuidar da saúde mental dos colaboradores, pode sofrer ainda mais com os seguintes impactos:

  • aumento nos casos de afastamento profissional;
  • redução da produtividade individual e coletiva;
  • falta de proatividade e criatividade dos funcionários diante dos desafios;
  • aumento na rotatividade de talentos;
  • mais gastos com o plano de saúde;
  • piora no clima organizacional.

Verifique a taxa de absenteísmo

Problemas de saúde mental podem provocar uma alta taxa de absenteísmo, que aponta o percentual de faltas e atrasos justificados ou não. Afinal, um colaborador que está com a saúde mental afetada dificilmente terá motivação e energia para cumprir a jornada de trabalho adequadamente.

 

Observe mudanças de comportamento

Como vimos, a saúde mental impacta diretamente na relação do profissional com o seu ambiente de trabalho. Caso ela esteja fragilizada, provavelmente vão existir mudanças no comportamento do colaborador. Veja alguns aspectos que podem ser observados:

  • desinteresse nas atividades propostas pela empresa;
  • queda na qualidade dos resultados;
  • dificuldade de fazer entregas no prazo combinado;
  • desgastes nos relacionamentos com os colegas de trabalho;
  • falta de otimismo.

A importância de desenvolver um programa de saúde mental

Cuidar do bem-estar dos colaboradores é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por  isso, é interessante que a empresa desenvolva um programa de saúde mental — um sólido conjunto de iniciativas para prevenir, identificar e recuperar o bem-estar mental dos funcionários.

Quando o programa é aplicado adequadamente, a organização consegue observar uma redução no nível de estresse e colabora para que os colaboradores não sofram com ansiedade e depressão.

 

Cuide de você. Cuide dos profissionais da sua empresa.  

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

 

 

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO