Decano da Faculdade de Ciências Sociais defende realização de concurso público devido à escassez de docentes na instituição

O decano da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), da Universidade Agostinho Neto (UAN), defendeu, quarta-feira, em Luanda, a realização, com urgência, de um concurso público de ingresso externo para professores universitários, devido à escassez de docentes na instituição.

Luiekakio Afonso disse, ao Jornal de Angola, à margem do X Colóquio da FCS aberto ontem, no anfiteatro da instituição, com encerramento marcado para hoje, às 16h00, que actualmente têm um défice de docentes com capacidade para tutorar. “Há anos que não temos um concurso público para novos professores”, declarou.

O professor catedrático mostrou-se preocupado com a actual situação, mas garantiu que o assunto está a ser tratado pela direcção da FCS e da UAN, com a intenção de minorar a questão.

 Novos estudantes

Em relação ao Ano Académico 2023/24, a Faculdade de Ciências Sociais, disse, tem uma comunidade de mais de 640 novos estudantes, repartidos pelos cursos de Psicologia, Comunicação Social, Geodemografia, Sociologia, Gestão de Administração Pública, Ciências Políticas, História, Antropologia e Ciência de Informações.

De acordo com Luiekakio Afonso, anualmente a instituição tem 3.000 estudantes activos. “O universo estudantil da Faculdade de Ciências Sociais está perto ou acima de 5 mil”, esclareceu o catedrático, justificando que muitos não conseguem terminar a formação devido à falta de docentes.

Em relação ao número de estudantes que terminam os cursos na instituição, o decano reconheceu ser ainda baixo. “É uma situação complexa, gerada não só pelo número de docentes que podem tutorar, mas também pelo desempenho dos próprios estudantes. Vamos envidar esforços no sentido de equilibrar as entradas e saídas, de forma a termos mais estudantes a leccionarem na instituição”, garantiu.

 O encontro

O X Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Agostinho Neto, com o tema “Território, Sociedade e Construção da Nação em Angola”, encerra hoje, em Luanda, com a realização de uma sessão de assinatura de autógrafos do livro “Pedro de Castro Van-Dúnem ‘Loy’ – um percurso político singular”, de Aida Pegado, publicado com o selo da Mayamba Editora.

Antes da cerimónia de encerramento, a docente Ermelinda Liberato vai dissertar o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: a produção do conhecimento nas Instituições do Ensino Superior angolanas”, seguido de Eurico Ngunga, que vai falar sobre “Os desafios do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional de Angola – O caso dos Pólos Industriais”.

Além destes, a direcção da instituição convidou os docentes Novais José para falar sobre “A pecuária e os problemas ambientais”, Garcia Quitari que vai abordar “Os fundamentos para a reforma”, Manuel Pegado  disserta sobre “A gestão da garantia da qualidade na Universidade Agostinho Neto: novos desafios para gestores e comissões de Auto-avaliação” e Hélder Canguanda fala do tema “Sistema partidário angolano: uma análise sobre a emergência de novos partidos políticos em Angola (2017-2022)”.

A vice-decana para a Investigação Científica, Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais, Maria Adelina Alberto, vai fazer, às 15h30, no anfiteatro da instituição, a leitura do comunicado final do colóquio.

Ontem, na abertura da conferência, o decano da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Luiekakio Afonso, dissertou o tema “Determinantes próximas e transição da fecundidade em Angola”. O catedrático foi antecedido pelo professor Virgílio Coelho, que abordou  a “Antropologia e política linguística de Angola”.

Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto

A Faculdade de Ciências Sociais da UAN vai participar, de 17 a 19 de Janeiro do próximo ano, na Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto, a ter lugar no Campus Universitário, em Luanda, com cinco investigadores, incluindo o decano da FCS.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo próprio decano, Luiekakio Afonso, à margem do X Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais. Na referida conferência científica, o catedrático vai dissertar um tema sobre Demografia.

Abertura do ano académico

A cerimónia de abertura do ano académico 2023/24 do Instituto de Educação Física e Desportos realiza-se hoje, às 9h00, na Centralidade do Kilamba, em Luanda, informou, ontem, o Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade Agostinho Neto (GTIC-UAN), num comunicado de imprensa.

De acordo com o documento, o acto é presidido pelo director da instituição, Maurício da Costa.

Depois do discurso de abertura, o professor Maymona Zita vai ministrar uma aula magna com o tema “História do Olimpismo Mundial, perfil do professor de Educação Física e Desportos: benefícios, necessidades e problemas”, no anfiteatro da instituição. A abertura do ano académico do Ensino Superior aconteceu no dia 28 de Setembro, nas instalações da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias, na Centralidade do Kilamba.

Fonte : JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/decano-da-faculdade-de-ciencias-sociais-defende-realizacao-de-concurso-publico/

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO