Mil milhões, 534 milhões, sete mil 579 kwanzas e 97 cêntimos e o valor total da dívida acumulada entre os anos de 2015 a 2022, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição Eléctrica (ENDE) na província do Cunene.
Do valor em causa, mil milhões, 49 milhões, 763 mil 618 Kwanzas são de clientes domésticos, 366 milhões 406 mil 685 de instituições públicas e 117 milhões 834 mil, 236 e sete cêntimos de instituições privadas.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo chefe do sector técnico da ENDE Cunene, Zacarias Maria, realçando que, comparativamente ao ano de 2021, o valor da dívida teve um incremento de 15 milhões 717 mil, 979 kwanzas e 39 cêntimos.
Para a recuperação da dívida, disse estar em curso o processo de negociação com os consumidores para o pagamento faseado das dívidas.
Esclareceu que a negociação depende do valor da dívida, dos rendimentos e disponibilidade financeira dos clientes, onde a primeira prestação pode fazer a liquidação de 50 a 10 porcento e a posterior, de forma faseada.
Este processo, realçou, permitiu a recuperação de 14 por cento da dívida acumulada por parte de ligações domiciliares, realçando que a preocupação prende-se com as instituições públicas e privadas que não conseguem honrar com o compromisso.
Zacarias Maria fez saber que o não pagamento desta dívida inviabiliza a execução dos projectos de expansão da rede, bem como de outros encargos efectuados pela instituição.
Entretanto, disse estar em curso campanhas de sensibilização dos consumidores, para necessidade do pagamento pontual do consumo eléctrico.
Disse que a empresa está a agir, numa primeira fase, de forma pedagógica para alertar os consumidores no sentido de não optarem por esta prática, sob pena de cortes.
De realçar que a ENDE controla 20 mil e 57 consumidores, nos municípios do Cuanhama, Namacunde,Ombadja e Cahama.
Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/economia/clientes-devem-mais-de-mil-milhoes-de-kwanzas-a-ende/
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (BAIXAR App Ango Emprego
)
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO