0 Comentários

Empreendedores angolanos vão receber apoio em Portugal

O Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE) e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em Portugal, mantiveram um encontro que serviu para troca de experiências para futuras parcerias.

De acordo com uma nota  a que o Jornal de Angola teve acesso, o presidente do FAJE, Paulo Narciso, disse que o encontro serviu para preparar o memorando que irá culminar num protocolo para troca de experiências entre as instituições, e encaminhamento de empreendedores interessados  em  instalar empresas em Portugal e Europa com aconselhamento e apoio jurídico da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

“O projecto, financiado pela União Europeia, é uma oportunidade única para ligar o conhecimento, domínio e experiência que a UPTEC tem e já foi distinguida pela mais alta estrutura portuguesa”, destaca o empreendedor.

Estratégia

Estudos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), divulgados recentemente, apontam que a estratégia de partilha de recursos entre startups, centros de inovação e projectos âncora, do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), gerou um volume de negócios de 73,3 mil milhões de kwanzas (135 milhões de euros), num total de 176 empresas analisadas.

A fonte indica que 55 por cento do total negociado, que corresponde a 40,1 mil milhões de kwanzas (74 milhões de euros), diz respeito às exportações.

Em 2019, as empresas da UPTEC registaram um impacto económico estimado em 284 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) e a actividade foi responsável pela criação de 6.464 postos de trabalho, que auferiram 253 milhões de euros(153,05 mil milhões de kwanzas), em remunerações, tendo gerado 49 milhões de euros (26,4 mil milhões)  em receitas fiscais para o Estado.

O reconhecimento da ligação entre o conhecimento gerado na  Universidade, o mercado, no apoio à criação e desenvolvimento de projectos de negócios nas áreas das artes, ciência e tecnologias é também destacado por Paulo Narciso.

Em nota, o presidente da UPTEC, António Cardoso, ressaltou que o compromisso da entidade de gerar emprego e ter um real impacto na sociedade foi assumido desde o primeiro momento e “hoje, vemos reconhecido o esforço e a dedicação de todos”, refere.

Criada em 2007, a UPTEC é uma entidade de Utilidade Pública, atribuída pela Presidência do Conselho de Ministros, e já apoiou mais de 630 projectos , bem como graduou 86 empresas.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/empreendedores-angolanos-vao-receber-apoio-da-faculdade-de-economia-do-porto/

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO