ENDIAMA vai compensar ex trabalhadores mineiros a partir de hoje segunda-feira

Dois mil e 423 ex trabalhadores das empresas mineiras que por razões financeiras e técnicas paralisaram as suas actividades nos últimos dez anos, vão receber da ENDIAMA, valores monetários que vão até um milhão e 700 mil kwanzas, a partir de segunda-feira, 30, como compensação.

Trata-se das Sociedades Mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, bem como dos  projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, localizados nos município de Lucapa e Cambulo, respectivamente.

A informação foi prestada este sábado, no Dundo, pelo coordenador da Comissão Técnica Conjunta do processo de compensação e reenquadramento dos ex trabalhadores das empresas paralisadas,  Felizardo Elias, sublinhando que dos dois mil e 423 mineiros , dois mil e vinte seis já fizeram a prova de vida, faltando 397.

Disse que o processo que teve início em Maio deste ano e termina em Julho de 2024, resulta de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores das referidas empresas.

Fez saber que os ex trabalhadores que pretendem renunciar definitivamente, ou seja, que não pretendem ter um novo vínculo contratual com a ENDIAMA, o valor da compensação será de um milhão e 700 mil kwanzas, ao passo que aqueles que pretendem ser reenquadrados numa empresa mineira, receberão Kz um milhão e 200 mil.

Acrescentou que os ex trabalhadores a serem reenquadrados nas empresas mineiras a escolha da ENDIAMA, terão, para além do valor da compreensão, direito a um subsídio de 120 mil kwanzas, enquando aguardam o seu reenquadramento.

Segundo o coordenador, os ex trabalhadores que já estão reformados , receberão um milhão e 200 mil kwanzas.

Já para aqueles ex trabalhadores que estiverem no processo de reforma , irão beneficiar um milhão e 200 mil kwanzas e um subsídio mensal de Kz 42 mil e 826  até a sua passagem definitiva à Caixa Social.

Para além das compensações e reenquadramento, o acordo prevê projectos de empreendedorismo a escolha dos ex trabalhadores e bolsas de estudo, que deverá beneficiar também os seus filhos.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/endiama-compensa-ex-trabalhadores-mineiros/

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO