Um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto (UAN) está a fazer o levantamento da biodiversidade na área do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, agora designado Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto (GONAIL) e a UAN, recentemente assinada e que visa a realização de estudos científicos para garantir a protecção do ambiente e preservar o ecossistema no perímetro na resolução de problemas do Novo Aeroporto.
Um desses estudos é o levantamento da biodiversidade no perímetro aeroportuário localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
O Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais ficou encarregue pelo estudo da biodiversidade e outros complementares que estão a ser realizados por estudantes apoiados por docentes da referida instituição do ensino superior. Para tal, foram constituídos 2 (dois) grupos de trabalho, sendo um para área animal e outro para área vegetal que desenvolvem actividades de pesquisa no perímetro em referência.
Para a área vegetal, o levantamento resultou já na identificação de 39 espécies, das quais 13 subarbustos, 14 herbáceas e 12 gramíneas. O levantamento não faz referência a arbustos e árvores, pois, por uma questão de segurança aeroportuária, estes foram eliminados em toda a área das pistas.
Os dados são ainda provisórios e podem ser alterados nos próximos dias, tendo em conta as chuvas que se têm abatido nos últimos dias na área do aeroporto. Os resultados finais do levantamento serão publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso.
Quatro das 12 espécies de gramíneas resultantes do levantamento estão a ser alvo de um experimento que visa analisar a sua capacidade de cobertura do solo e a resistência ao défice hídrico, tendo em conta a aridez do clima da área. A que melhor adaptação mostrar às condições locais será então utilizada para o arrelvamento das áreas entre as pistas e outras adjacentes do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) a fim de evitar as poeiras e a erosão dos solos.
De acordo com o relatório preliminar partilhado com o GONAIL, a selecção de uma gramínea adaptada às características e da foclimáticas locais reduziria os gastos na manutenção dessas áreas. Os dados finais do experimento serão igualmente publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso pelos estudantes envolvidos na pesquisa.
Sobre o NAIL
O Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), Dr. António Agostinho Neto, Localizado na comuna do Bom Jesus, há 40 quiilómetros da capital do país, conta com uma extensão de 1 324 hectares. Foi projectado para receber 15 milhões de passageiros por ano, e tem a conclusão dos trabalhos ainda no primeiro trimestre deste ano de 2023.
Fonte: CK
Ver mais em: https://correiokianda.info/estudantes-universitarios-estudam-biodiversidade-do-nail/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO