Fim da Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Francisco Pereira Furtado, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, a extinção da Comissão Multissectorial para Prevenção e Combate à Covid-19.

A extinção da referida comissão, divulgada novo Decreto Presidencial, é resultante da estabilidade da propagação do vírus no cenário sanitário internacional.

No entanto, avançou que as alterações de biossegurança actualizadas entram em vigor às 00h deste sábado.

Segundo o responsável, as saídas do território nacional estão dependentes da apresentação de certificado de vacinação que prova a imunização completa, sem prejuízo de formalidades adicionais exigidas pelo país de destino.

Já a entrada no território nacional é condicionada pela apresentação de certificação de vacinação e de teste do vírus SARS-CoV-2 com o resultado negativo, efectuado nas 48 horas anteriores à viagem.

Em termos de medidas de protecção individual, o responsável informou ser facultativo a utilização de máscara facial, devendo o uso ser obrigatório apenas em unidades sanitárias, farmácias e nos eventos susceptíveis de causar elevados ajuntamentos.

Contudo, recomendou a manutenção de todos os cidadãos a partir dos 12 anos a aderirem a imunização por via da vacina, por ser o método indispensável para evitar o grave impacto deste vírus no humano.

Francisco Pereira Furtado informou que a obrigatoriedade da apresentação de certificado de vacina ou documento equivalente que ateste a imunização completa pelos maiores de 18 anos acontecerá somente em concursos públicos e matrículas de acesso ao ensino superior e noutros definidos em diploma específico.

O governante realçou que cessa, igualmente, o centro de testagem destacado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após o desembarque.

Por outro lado, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Pinto de Sousa, anunciou o registo nove casos positivos de Covid-19 entre pessoas de 11 e 50 anos, nenhum óbito e 53 casos activos, dos quais seis sintomáticos.

Angola registou os primeiros casos positivos de Covid-19 a 21 de Março de 2020, importado de Portugal.

Na vertente de vacinação, o cumulativo do país aponta a administração de 22 787 277 doses administradas, com uma taxa de cobertura (uma dose) da população alvo (com idade igual ou superior a 12 anos) de 76,68% e esquema básico (dose única ou duas doses) de 42,05%.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/saude/extinta-comissao-multissectorial-de-combate-contra-covid-19/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO