Governo prevê maior crescimento com Angosat2

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considerou esta quarta-feira, que o satélite Angosat2, em órbita, vai alavancar o sector do petróleo e gás em Angola, no que respeita as telecomunicações.

De acordo com o governante, o país está condições hoje, por via de quadros nacionais pertencentes ao programa especial nacional, fornecer ao sector petrolífero e não só, sistemas que permitem determinar derrames de petróleo, entre outros serviços.

Mário Oliveira, que interveio na Conferência sobre Tecnologias e Inovação, organizado pela Mercury Serviços de Telecomunicações (MSTelcom), subsidiária do Grupo Sonangol, sublinha que com o Angosat2 e o sistema de observação da terra, o Executivo está em condições de fornecer ao sector petrolífero, aquilo que considera necessidades do mercado petrolífero e não só.

“O Angosat2 é um investimento muito grande que o país desenvolveu. É uma componente do Programa Nacional Espacial que inclui o sistema de observação em terra”, lembrou.

Além do Angosat2, disse que o Governo deu início ao projecto de expansão da fibra  óptica,  que virá a ser uma peça “muito importante” para o ecossistema da exploração petrolífera.

Acrescentou que o desenvolvimento de aplicações espaciais também são, entre outros projectos, os que o país está em condições de fornecer ao sector petrolífero.

Além disso, fez saber que Angola também aderiu ao cabo “2 África”, um dos maiores cabos em construção de fibra óptica.

“ O sector petrolífero em Angola pode contar com as valências e inteligências do nosso país, contar com aquilo que os angolanos estão a fazer no que as telecomunicações e tecnologias de informação diz respeito”, garantiu o governante.

Fez saber ainda que, nos  últimos 20 a 25 anos, o Governo tem investido “forte” de forma cíclica nas redes  básicas de telecomunicações, quer seja via satélite, quer seja por microndas, quer seja em fibra óptica.

No quadro destes investimento, hoje o país tem um conjunto de três cabos de fibra óptica internacionais que atracam em Angola, dos quais, o SACS, o único cabo que liga África com a América do Sul.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/economia/governo-preve-crescimento-do-sector-do-oil-gas-com-angosat2/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO