0 Comentários

Governo trabalha para satisfazer as reivindicações da classe Docente

Luanda – O Ministério da Educação (MED) reiterou, esta quarta-feira, que o Governo está a trabalhar para satisfazer as reivindicações da classe docente do país.

O Ministério reagiu, por meio de uma nota, à greve iniciada ontem, quarta-feira (23), pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), que, entre outros pontos, reclama melhorias salariais e condições de trabalho.

No documento, o sector sublinha que sete dos dez pontos do caderno reivindicativo, constantes no no memorando assinado em 24 de Abril de 2021, estão resolvidos, evocando-se apenas três como motivo para a greve nacional nas escolas públicas não universitárias.

A monodocência, a merenda escolar e as promoções ou actualizações das categorias estão a ser solucionadas.

“A alteração da monodocência tem implicações de ordem científica, pedagógica e financeira, questão que tem sido tratada com o Bureau Internacional da Educação da Unesco”, esclarece.

Já a merenda, adianta, está enquadrada no programa de combate a pobreza, estando o MED a trabalhar com os demais departamentos ministeriais, para projectar um orçamento diferenciado, em função do número de escolas e de alunos.

Quanto ao quesito da dignificação do professor pela valorização do tempo de serviço, já foram promovidos os que reuniam os requisitos, estando em curso a última fase, que será concluída em Janeiro de 2023 conforme o cronograma elaborado a luz do memorando.

Nesta senda, o MED apela ao bom senso, para que prevaleça o espírito de diálogo.

O SINPROF defende a paralisação das aulas em três fases, sendo a primeira de 23 a 30 de Novembro de 2022, a segunda de 6 a 16 de Dezembro do mesmo ano e a última de 3 a 31 de Janeiro de 2023.

De acordo com o presidente do Sindicato, Guilherme Silva, a deflagração da greve deve-se ao não cumprimento, pelo Executivo, de alguns pontos constantes do caderno reinvindicativo.

A ANGOP efectuou uma ronda por algumas escolas da cidade capital (Luanda) e constatou a paralisação das aulas.

Na escola primária da Liga Africana as salas de aula estão fechadas, na escola do I e II ciclo, Ngola Nzinga, os alunos foram mandados de volta para casa, cenário verificado em diversas escolas do mesmo nível do ensino geral.

 

 

Fonte: Angop
Ver mais em:    https://www.angop.ao/noticias/educacao/med-trabalha-para-satisfazer-as-reivindicacoes-do-sinprof/

 

 

 

 

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO