Hospital Geral da Lunda-Norte já efectua exames de próstata

Os serviços de Urologia do Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, localizada na Urbanização do Mussungue, assistiu, desde a abertura em Agosto, mais de 80 pacientes.

Eddy Labrada, médico especialista em Urologia, avançou que, dos mais de 80 pacientes examinados, pelo menos cinco são suspeitos de terem cancro da próstata, por isso, foram encaminhados a Luanda.

O especialista de nacionalidade cubana, que falava à margem do Seminário sobre o Cancro da Próstata, organizado pela direcção do Hospital Geral David Bernardino, realçou que os cinco pacientes com suspeição da patologia foram indicados a prosseguir o tratamento, em Luanda, por ser a província onde existe uma unidade pública de referência.

Apesar desse detalhe, Eddy Labrada salientou ser a primeira vez que   uma unidade sanitária da Lunda-Norte faz acompanhamento, incluindo exames de casos relacionados com doenças urológicas.

“Todas as doenças que têm a ver com bexigas e outras áreas do órgão genital masculino têm recebido assistência médica”, afirmou, para realçar que as consultas nos serviços de Urologia, no Hospital Geral da Lunda-Norte, são asseguradas por dois especialistas da área.

Além de homens, com mais de 40 anos, maioria da população assistida nos serviços de Urologia, a unidade atende, também, idosos e crianças com má formação dos testículos.

O médico explicou que, localmente, a avaliação tem sido processada mediante o toque retal, ecografia e um exame específico prostático de sangue.

A par dos aparelhos modernos para o diagnóstico, uma das questões importantes apontadas por Eddy Labrada é a presença de um especialista em Anatomia Patológica, por ser o técnico que faz a leitura dos exames efectuados por biopsia.

O médico considerou que a fase do tratamento é a parte mais complexa, tendo em conta que exige equipamentos para a Radioterapia e Quimioterapia.

“A melhor via para o diagnóstico do cancro da próstata é a do toque retal, mas, por causa do preconceito e falta de informação, muitos pacientes correm o risco de chegar ao consultório em estado avançado da doença e com poucas possibilidades de cura”, disse Eddy Labrada.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/hospital-geral-ja-efectua-exames-de-prostata/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO