Inclusão das artes marciais no sistema de ensino

A proposta de inclusão das artes marciais no currículo escolar, apresentada esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, durante um seminário, mereceu a aprovação do professorado presente, apurou a ANGOP.

De iniciativa da escola de artes marciais Krav Maga, organizadora do workshop, a iniciativa pretende ser um complemento saudável às disciplinas já existentes.

Na ocasião, o professor Bertlim Nelson, um dos prelectores, afirmou que o processo de aprendizagem ficaria mais rico se fosse multifacético e, para isso acontecer, há que reconhecer a possibilidade das artes marciais fazerem parte.

“Ficou aqui a vontade expressa, porque todos nós sentimos a sua importância”, realçou.

Para o prelector, há vantagens ligadas a disciplina, tais como o cumprimento do dever, a forma como se vai educar o corpo, a pontualidade, higienização, dentre outras.

Por sua vez, o presidente da Associação Municipal dos Professores de Educação Física da Catumbela, Soares Vassovava, afirmou que a inclusão das artes marciais nas escolas será uma mais-valia para o seu currículo.

“É uma ferramenta que vai certamente se enquadrar como as outras modalidades que se aprende na disciplina de Educação Física, nomeadamente o andebol, o voleibol, o basquetebol e o atletismo”, disse.

Já o mestre de Karaté Faustino Filipe, com o grau de quinto Dan, deu uma explicação científica, de como fazer os movimentos do corpo do atleta, enquanto estiver a praticar, e falou sobre os benefícios da defesa pessoal.

Disse ainda que, nos países desenvolvidos, as artes marciais fazem parte do ensino e existem espaços livres para o treino.

“Devemos ensinar a criança muito cedo a dominar a coordenação motora do corpo, para ela ter capacidade de sofrimento e, quando encontrar obstáculos, nunca desistir”, afirmou o especialista.

O Lobito acolhe este fim-de-semana um festival de artes marciais, que vai contar com mestres e atletas provenientes das províncias de Luanda, Huíla, Bié e Namibe, inclusive com a participação de um mestre sul africano, do oitavo Dan, na modadildade de Shotokan, que vai partilhar a sua experiência com os angolanos.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/educacao/professores-aprovam-inclusao-das-artes-marciais-no-sistema-de-ensino/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO