O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) pretende formar este ano, em todo o país, 130 mil e 252 jovens, anunciou hoje, em Luanda, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Teresa Rodrigues Dias, que falava durante a abertura do ciclo formativo de 2023 do INEFOP, disse que o MAPTSS quer um aumento da capacidade formativa em mais de 30% face ao período anterior, tendo em conta o crescimento da demanda pela formação profissional.
De acordo com a ministra, para alcalçar este desiderato, deverá ser dinamizado e reforçado os programas “Avanço e Capacita”, para levar a formação nas zonas reconditas do país, marcadas pela ausência de estruturas físicas.
Para a governante, deve-se alargar a oferta formativa dos cursos ministrados, como por exemplo, disseminar a formação profissional ao nível das penitenciarias, como forma de reitegração social daqueles que se encontram privados da sua liberdade, de tal modo que quando retornarem a normalidade das suas vidas, tenham condições para garantir o seu sustento.
Por outro lado, a ministra Teresa Rodrigues Dias, deu a conhecer que no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 serão implementadas diversas iniciativas, visando o alargamento da formação profissional e o reforço das competências dos quadros nacionais.
Dentre os vários projectos previstos para o ano de 2023, segundo a ministra, está a inauguração do Centro Integrado de Formação Tecnologica (Cinfotec) da província do Huambo. Está privista a construção de nove pavilhões de formação profissional de artes e oficios e a requalificação de oito, bem como a construção de um centro de produção de conteúdos tecnológicos.
Teresa Rodrigues Dias disse que no âmbito dos esforços desencadeados pelo Executivo com objectivo de garantir a formação profisional para os jovens, foi possivel construir e apetrechar 159 centros de formação profissional tutelados pelo INEFOP, sendo que 38 destes estão sediados em Luanda. O INEFOP é um órgão tutelado pelo MAPTSS cuja missão é assegurar a execussão das políticas relativas a organização do mercado de emprego.
Também fazem parte das competências do INEFOP a direcção e coordenação do sistema nacional de formação profissional e aplicação dos programas nos domínios da formação e reabilitação profissional definidas e aprovadas pelo Governo
Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/inefop-quer-formar-mais-de-130-mil-jovens-este-ano/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO