Jovens angolanos pedem mais apoios para projectos tecnológicos

O apoio às iniciativas e projectos dos jovens criadores de jogos é fundamental na educação da população e no desenvolvimento do sector tecnológico do país, defendeu, ontem, em Luanda, o consultor da Vice-Presidente da República e professor universitário Gabriel Miguel.

Em declarações à imprensa, no encerramento da 6ª edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais (CNCJD), o docente disse que a actividade é essencial na operacionalização da estratégia de ciência, tecnologia e inovação em Angola.

Gabriel Miguel elogiou a organização do concurso, pelo facto deste reunir, nesta edição, vários jovens oriundos de outras províncias. “Dá imensa satisfação ver o empenho, a dedicação e a entrega dos jovens, para se tornarem baluartes naquilo que pode ser a contribuição para o desenvolvimento da própria ciência, tecnologia e inovação”.

Na exposição, adiantou, foi possível ver projectos muito bonitos e bem orientados, dentro do conceito educacional e moderno, alguns deles relacionados às questões paisagísticas, culturais e etnolinguísticas.

Oportunidades

O reitor da Universidade Metodista de Angola (UMA), que procedeu à abertura do evento, na quinta-feira, considerou um desafio ter uma sociedade com plena literacia digital. Para Michel Aragon é preciso olhar para momentos como este não só como uma oportunidade para apresentar o resultado dos trabalhos dos alunos, mas de juntar académicos, universidades e promover a cooperação entre as instituições de ensino superior.

O tema, realçou, representa um grande desafio para o ensino superior, por permitir juntar forças para potencializar o sector tecnológico. “Este concurso acontece depois da realização de um importante evento, o Angotic, que foi um sucesso. Neste contexto, os jogos digitais se convertem numa ferramenta que vai além do contributo que dá à sociedade e de aprendizagem fundamental”, disse.

O Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais reuniu, nesta edição, 17 grupos participantes oriundos de várias universidades e províncias do país.

Os vencedores

O jogo “As crónicas da Rainha Njinga Mbande” é o grande vencedor da 6ª edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais (CNCJD), que encerrou ontem. O aplicativo foi criado por um grupo de jovens da província do Namibe.

Paulino João, coordenador do concurso no Namibe, disse que o objectivo é continuar a fazer mais e melhor nas próximas edições e incentivou outros jovens que, como ele, acreditam nas suas capacidades.

Durante a cerimónia, foram também atribuídos prémios às categorias “Inovação”, cujo vencedor foi um grupo de estudantes do Colégio Eliade, e a categoria “Ideia”, conquistada pela Max Estúdio, como o jogo “Natal Muangolé”. Os vencedores receberam diplomas de mérito, medalhas, troféus e equipamentos informáticos.  Esta é a segunda vez consecutiva que a província do Namibe vence o concurso.

O presidente do júri, Carlos Jairo, explicou que tiveram como critérios de avaliação o desenho, conceito de jogo, personagens, cenário, história e a capacidade de entretenimento, assim como a capacidade de programação, designer e implementação visual.

“Este ano, tivemos muito em conta a questão da viabilidade financeira dos projectos. Nos últimos anos os jogos têm ajudado a criar Startups e empresas. Por isso, nesta edição olhamos não só para questão técnica, mas também na viabilidade financeira, para que esses projectos possam se tornar negócios e produtos que sirvam a sociedade”, augurou.

A 6ª edição do concurso teve como objectivo principal propiciar a criatividade digital, identificar, seleccionar e motivar talentos para a promoção da cultura científica, transferência de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica.

Fonte:; JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovens-pedem-mais-apoios-para-projectos-tecnologicos/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO