No total, 150 jovens recém-formados nas áreas de Saúde, Engenharia, Economia, Arquitectura, Urbanismo, Gestão de Negócios, Direito, Sociologia e Contabilidade, vão beneficiar de estágios profissionais e comunitários, para desenvolver as capacidades e habilidades adquiridas durante a formação.
O estágio enquadra-se no Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade desenvolvido pelo Development Workshop (DW), em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e Azule Energy, com o objectivo de proporcionar experiência laboral aos jovens angolanos e garantir a empregabilidade.
A cerimónia de apresentação dos estagiários para 2022/2023 em Luanda, Zaire, Uíge, Benguela, Cuanza-Norte, Huambo, Cunene e Malanje foi testemunhada pela secretária de Estado da Administração Pública, Amélia Augusto Varela.
A secretária de Estado disse, no final da formação, que a acção é uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre os jovens angolanos, assim como de efectuar investimentos estratégicos no capital humano.
Durante o estágio, o estudante pode desenvolver experiências, maturidade e enriquece a bagagem profissional e pessoal, podendo a partir deste ciclo conquistar o primeiro emprego.
Outro objectivo da formação, destacou, foi promover o empreendedorismo em prol dos cidadãos. A acção formativa permitiu enquadrar, numa primeira fase, 1.675 estagiários, em diversas áreas profissionais. “Na segunda fase foram preparados 3.657 estágios. Actualmente estão por concluir 4.857 estágios”.
O membro do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Gelson dos Santos, agradeceu a parceria com a DW, salientando que esta é uma oportunidade para que fiquem expostos a um contexto organizacional real onde poderão aplicar na prática o que aprenderam enquanto estudantes universitários e adicionalmente obterem competências para o desenvolvimento profissional.
Referiu que Angola tem uma população maioritariamente jovem e em idade activa. Por isso, a ANPG incentivou os parceiros a criarem projectos sustentáveis com impacto directo na vida dessa camada e, consequentemente, das comunidades.
Empreendedorismo
A directora de Sustentabilidade da Azule Energy, Ana Patrício, disse que a empresa procurou, com a formação, promover o empreendedorismo e o auto-emprego, incentivando, ainda, o surgimento de micro e pequenas empresas desenvolvidas por 45 jovens, com o apoio de uma empresa de negócios.
“A importância dos estágios para a formação profissional é indiscutível, pois permite a todos os jovens terem a oportunidade para aplicarem os conhecimentos adquiridos na faculdade e entenderem como funciona uma empresa”, destacou.
Ana Patrício espera que, com a formação, seja possível desenvolver mais os trabalhos comunitários, através do voluntariado, nas províncias de Luanda, Malanje, Zaire, Uíge, Benguela, Cuanza-Norte e Cunene, ao menos durante um ano, com um financiamento de 450.000 dólares norte-americanos.
A formação foi realizada dentro da responsabilidade social da ANPG, em parceria com a Azule Energy. Sob responsabilidade da DW, os estágios profissionais e comunitários visam, ainda, melhorar a qualidade de vida de jovens formandos.
Fonte: JA
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovens-recem-formados-beneficiam-de-estagios/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO