A directora-geral da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), Katiza Mangueira, denunciou, esta sexta-feira, em Luanda, a existência de muitos fármacos contrafeitos em Angola.
Ao intervir no primeiro encontro com importadores de medicamentos, a responsável afirmou que 50 por cento do material, em circulação pelo país, tem origem duvidosa por causa da qualidade e substanciedade do produto.
Segundo a mesma, é importante que se faça um trabalho conjunto com os importadores, no sentido de se travar a entrada de medicamentos falsos.
Convidou, por isso, os agentes importadores a empenharem-se nesse combate, por forma a salvaguardar a vida dos consumidores.
Apesar de ainda não haver um laboratório próprio para avaliação dos medicamentos, o controlo da entrada dos medicamentos é feito através de mini laboratórios portátil, o que tem ajudado no controle.
“O nosso laboratório está a ser construído, dentro de mais ou menos três anos o país já contará com um laboratório capacitado, mas, não significa que não estamos a trabalhar, com os mini laboratórios portáteis, temos conseguido detectar muitos medicamentos falsificados”, destacou.
Noutro domínio, disse que Angola já está a registar medicamentos, sendo que a primeira lista será divulgada em Junho.
A prioridade, avançou, para o grupo terapêutico como antimaláricos, antirretrovirais e tuberculose.
A ARMED é um estabelecimento público com personalidade jurídicas, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, encarregue de desenvolver acções de regulação, regulamentação, orientação, licenciamento, fiscalização e controlo das actividades no domínio dos medicamentos de uso humano e das tecnologias de saúde, visando garantir a sua qualidade e segurança.
Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/saude/pais-regista-numero-elevado-de-farmacos-contrafeitos/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO