Os moradores do Zango 1, zona da EPAL, mostraram-se, esta terça-feira, preocupados com o início da época chuvosa , pelo facto de habitarem numa área com risco de inundações, por estarem próxima a degradada vala de águas pluviais à bacia de retenção da referida circunscrição.
A preocupação foi apresentada à ANGOP, durante uma reportagem de constatação do estado de alguns trabalhos feitos no local, pela Administração do Distrito Urbano do Zango, e constatou que às famílias continuam no local e a vala em referência não sofreu nenhuma intervenção, apesar de ser intervencionada a bacia de retenção que ganhou mais profundidade.
De acordo com um dos coordenadores do bairro, Gaspar Manuel, os moradores continuam preocupados com o regresso das chuvas, pois no início do ano foram obrigados a deixar as suas casas por causa das grande chuvas que se abateram nesta zona, tendo sido obrigados a albergar-se no quintal de um posto médico e perderam os seus haveres.
O mesmo fez saber que observaram obras no local para melhoria da passagem das águas da estradas principal (rotunda do Zango1 até a bacia de retenção da EPAL), mas o mesmo afirmou que as mesmas não foram conclusivas, porquanto os canais não chegaram a bacia e terminaram na vala que quando enche transborda nas residências, assim como faltou a vedação da bacia para que as pessoas não caiam no seu interior.
Por outro lado, não foram instaladas bombas de sucção para puxar água em caso de saturação da bacia.
O coordenador reconheceu que a uma zona crítica, porque as casas foram construídas numa área baixa e com a degradação do solo a vala atingiu os muros das residências e quando a bacia enche até a vala a água faz retorno às habitações.
Disse, por outro lado, que houve propostas para retiradas das famílias para outra zona do zango, mas que a mesma não foi aceite pelos moradores por se tratar de tendas e não casas definitivas .
No passado mês de Maio, homens e máquinas da empresa Mota-Engil, interditaram uma parte da via, sentido Zango 1- Zango 2, onde fizeram escavações para colocação de manilhas para drenagem das águas.
Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/moradores-do-zango-apreensivos-com-regresso-da-epoca-chuvosa/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO