Novo Rei dos Mbundas

Lumbala Nguimbo – A reorganização da tribo Mbunda, espalhada em seis países do continente africano, e a resolução das lutas tribais são as principais metas do novo Rei dos Mbundas, João Pedro Mussole “Mwene Mbandu IV”.

Consta ainda das acções do novo soberano Mbunda a valorização dos traços culturais e a sã convivência com as outras tribos em Angola, República Democrática do Congo (RDC), Namíbia, Sudão, Zimbabwe e África do Sul.

Mwene Mbandu IV explicou que há filhos da sua tribo que vivem em minoria, principalmente no Sudão, de onde originou o seu povo, e na África do Sul, que precisam de ser resgatados e a aceitar conhecer a cultura de seus ancestrais.

O então pastor da União de Igrejas Evangélicas de Angola (UIEA), natural de Lumbala-Nguimbo, município dos Bundas, substituiu o falecido Mbandu Lifuti “Mwene Mbandu III”, que em vida era um homem de uma cosmovisão, acérrimo defensor da cultura africana, com sabedoria abrangente e um exímio historiador.

No acto de entronização e apresentação ao povo, o governador do Moxico, Ernesto Mwangala, caracterizou o Reino Mbunda como um parceiro do Estado na resolução dos problemas sociais, e por isso, pediu apoio incondicional a este poder tradicional.

A cerimónia de entronização do Rei Mwene Mbandu IV foi preenchido de vários rituais, danças folclóricas, exibição de maquixi (palhaço), oferta de valores monetários, produtos agrícolas entre outros bens.

Em seguida, o novo rei, de 64 anos de idade, dirigiu-se à residência oficial (nganda), na companhia dos príncipes, regedores, sobas, conselheiros e de outros membros da corte tradicional, oriundos de algumas regiões do país e do continente.

A cerimónia de posse foi testemunhada pelo Rei do povo Tchokwe, Mwatchissengue Wa-Tembo.

O povo comunicativo Mbunda, com uma população de 15 milhões, é um dos grupos étnicos mais antigos e maioritário na África Austral.

Segundo a história, é originário do antigo Sudão, que. Em 1400, estive entre os grupos de pessoas Bantu que foram emigrando pelo continente, estabelecendo-se em Kola, ex-Zaire e actual República Democrático do Congo.

Estendenderam-se em Angola (províncias do Moxico e Cuando Cubango), Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe, África do Sul e uma minoria em outros países africanos.

O termo Mbunda é uma designação que pode ser encontrada em várias outras línguas, referindo-se ao solo. Literalmente, significa vermelho ou terra vermelha, mas também pode significar carne.

Em Angola, este povo desenvolveu-se mantendo unida e consolidada a sua cultura, língua e própria soberania no território entre o Norte do rio Lunguebungo até ao Sul do rio Cuando e Oeste do rio Kueve, séculos antes da chegada dos colonialistas portugueses.

 

 

Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/lazer-cultura/novo-rei-dos-mbundas-promete-reorganizar-a-tribo-conta-continental/

 

 

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO