Três mil 555 empregos directos foram criados, de 2022 até a presente data, na província do Bengo, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE), informou hoje, em Caxito, o responsável para área de emprego e formação profissional do INEFOP Bengo, Gilmar dos Tavira.
Os postos de trabalho foram criados com a distribuição de 1.120 kits profissionais nas especialidades de alvenaria, corte e costura, decoração e arte, electricidade, frio e climatização, disse à ANGOP o responsável.
Referiu que os jovens dos seis municípios da província beneficiaram ainda de kits de informática, mecânica auto, pastelaria e cozinha, serralharia, soldadura, canalização, carpintaria e marcenaria.
Em 2022, sublinhou, cinco jovens locais beneficiaram de micro-crédito, o que permitiu a criação de 15 postos de trabalho na área do empreendedorismo.
No âmbito da grelha do INEFOP e do Programa Avanço e Capacita, a instituição formou, em 2022, 3.128 técnicos.
Para o 1º ciclo formativo/2023 inscreveram-se 2.263 candidatos, dos quais 1.022 foram matriculados (572 mulheres e 450 homens) e beneficiam de formação em diferentes cursos.
Nesta formação participam jovens do município do Dande (Caxito, Panguila e Sassa Cária), Dembos (Piri), Ambriz (Sede), Nambuangongo (Onzo) e do Bula Atumba (Sede).
Os beneficiários estão a ser formados nos cursos de informática, serralharia, electricidade, canalização, frio e climatização, mecanica auto, decoração e arte, alvenaria, soldadura, pastelaria e cozinha, corte e costura, e carpintaria e marcenaria.
Segundo o responsável, em 2022, 138 técnicos beneficiaram de estágio profissional nas empresas Petromar, Fazenda Filomena, Pan-China, Cefomac Construção e ENDE .
Gilmar Tavira disse que o Pape vai continuar a trabalhar com o apoio de todos os parceiros para atingir a meta de beneficiários preconizados pelas estruturas centrais.
O PAPE é um programa de âmbito nacional que visa fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente jovens e mulheres, valorizar as profissões, através da atribuição de carteiras profissionais, e dar oportunidade de estágio aos jovens recentemente formados em diversos centros de formação técnico profissional.
Fonte: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/pape-gera-mais-de-tres-mil-empregos-no-bengo/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO