A Polícia Nacional apela à prudência e respeito pelo Código de Estrada aos automobilistas e peões, na sequência do aumento, aos fins-de-semana, de mortes e ferimentos causados por acidentes de viação, anunciou, ontem, em Luanda, o porta-voz do Comando Provincial.
O superintendente Nestor Goubel informou que registaram, no último fim-de- semana, cinco mortes e 32 feridos, como resultado de 27 acidentes de viação, ocorridos em vários municípios de Luanda.
Os acidentes, esclareceu, foram causados, essencialmente, por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução. “Os danos materiais estão avaliados em mais de 17 milhões de kwanzas”.
Durante o mesmo período, acrescentou, foram apreendidas 42 viaturas por alteração de características, entre elas a “troca de motor”, 42 motorizadas por falta de documentos, assim como 609 automobilistas foram sancionados com multas, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 153 devido à falta do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel, 63 por parar em locais proibidos e 65 por não usarem o cinto de segurança.
Nestor Goubel destacou, ainda, a detenção de 76 automobilistas, com idades entre 22 e 57 anos, por condução em estado de embriaguez. “Os mesmos vão ser presentes ao Tribunal para julgamento sumário”, declarou.
A Polícia Nacional, referiu, realizou, no fim-de- semana, sete operações para a contenção de velocidade, com uso de radares, com maior incidência para a Avenida Fidel Castro Ruz.
As várias operações realizadas, adiantou, permitiram esclarecer 50 crimes, com realce para três homicídios qualificados, 32 roubos e 10 furtos em residências e na via pública.
O serviço de emergência policial (Terminal 113), informou, registou 387 solicitações de intervenção, com maior incidência para os municípios de Viana, Cazenga e Luanda.
Alerta para os afogamentos
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros continua a deixar alertas aos cidadãos para os cuidados a ter ao usar certas zonas, algumas de risco, para banhar, devido aos casos de afogamentos, informou, ontem, o porta-voz da instituição.
O superintendente Félix Domingos disse que tiveram, no último fim-de-semana, o registo de seis vítimas mortais, sendo cinco por presumíveis afogamentos e uma por electrocussão.
Entre as ocorrências do final de semana, destacou ainda 22 incêndios de pequenas proporções, sendo quatro em Luanda, igual número no Bié, três no Huambo e Benguela, dois em Cabinda, Malanje e Cuando Cubango, e um no Uíge e Lunda-Norte.
O Serviço de Protecção Civil, acrescentou, acabou com nove invasões de abelhas, resolveu quatro encravamentos de elevadores, em Luanda, dois bloqueios de portas de casas e um derrame de combustível.
No fim-de-semana foram, ainda, realizados 92 atendimentos pré-hospitalares, que culminaram com a evacuação de pacientes para diferentes unidades sanitárias, sendo 29 em Luanda, 26 no Cuanza-Sul, 11 no Bengo, sete no Huambo, quatro em Malanje e Zaire, dois no Cuando Cubango, Cunene, Lunda-Sul e Huíla, e um em Cabinda, Benguela e Namibe.
Operação III Turno desmantela grupo de malfeitores
Um grupo de quatro marginais, com idades entre 19 e 26 anos, foi desmantelado, durante o final de semana, pelo Comando Provincial de Luanda, por prática de rixas entre grupos rivais com recurso a catanas e facas, criando pânico entre a população.
O porta-voz da corporação em Luanda, superintendente Nestor Goubel, informou que o grupo actuava na zona dos Rastas, bairro do Golfe 2, município do Kilamba Kiaxi, e realizava, com frequência, confrontos físicos directos com um grupo rival. “Um dos jovens chegou a ser morto, nessas lutas, com golpes de catana”, lamentou.
Os membros do grupo, disse, criavam insegurança durante as lutas, obrigando os cidadãos, que circulavam na via pública, a procurarem refúgios para preservar a vida.
Entre as apreensões feitas durante a detenção dos marginais, o porta-voz da Polícia Nacional destacou duas armas de fogo, enterradas num quintal, usadas no cometimento de algumas acções.
Outras detenções
A corporação deteve ainda um jovem, de 18 anos, por, supostamente, convidar dois amigos e agredirem, sexualmente, a namorada, que pretendia colocar termo à relação. Insatisfeito, explicou Nestor Goubel, o referido namorado premeditou o crime contra a jovem, que apresentou queixa. Os acusados foram detidos no município de Viana.
Durante a operação III Turno, foi detido, também, um jovem pelo crime de falsa qualidade, por circular com um uniforme do Serviço de Migração e Estrangeiros, para ameaçar e extorquir cidadãos na via pública. A corporação deteve ainda quatro indivíduos no Bairro Golfe 2, por terem arrombado um armazém de venda de gás e retirado quatro botijas.
No Bairro da Pedreira, município de Cacuaco, foi detido um jovem em posse de uma arma de fogo, do tipo AKM, que pertencia ao seu falecido pai.
A operação, referiu, resultou na detenção de 20 cidadãos por crimes diversos, na apreensão de 14 armas de fogo, sendo 11 do tipo AKM e três pistolas, 10 catanas, dois quilos de liamba, duas motorizadas e seis botijas de gás butano.
“O objectivo da operação é combater a criminalidade violenta e devolver o sentimento de segurança aos cidadãos na capital do país”, explicou.
Fonte: JA
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO