0 Comentários

Preparação do Censo 2024

Francisco Pereira Furtado, ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, vai liderar a comissão com apoio técnico do INE.

O Governo criou a Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, através do despacho presidencial n.º 290/22, de 30 de Dezembro, que é no fundo o primeiro passo para a realização do segundo Recenseamento Geral da População e Habitação de Angola (RGPH), depois de 10 anos da realização do primeiro em 2014.

A comissão coordenada por Francisco Pereira Furtado, ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, tem trinta dias, a contar da data da publicação do despacho, para apresentar o plano e o cronograma de actividades do RGPH ao Presidente da República e apresentar mensalmente o desenvolvimento dos trabalhos da comissão.

Os ministros da Economia e Planeamento, da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, do Interior, das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Administração do Território, da Educação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, dos Transportes, e das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação também integram à comissão, que vai ainda contar com apoio de um grupo técnico coordenado pelo director do Instituto Nacional de Estatística, José dos Santos Calengi.

Os técnicos especializados devem ser indicados no prazo de oito dias a contar da entrada em vigor do documento. As atribuições da comissão passam por auxiliar na preparação e planificação das operações de recenseamento, propor as facilidades de trabalho dos recenseadores no campo, controlar a cobertura do trabalho dos recenseadores, assegurar a unidade da informação e a cobertura territorial, propor outras formas de organização, gestão e controlo dos dados obtidos, entre outras atribuições.

Recorde-se que no censo de 2014, que foi primeiro Recenseamento Geral da População e Habitação depois da independência, em 1975, foi apurado um total de 25,8 milhões de habitantes, dos quais sete milhões a residir em Luanda. Os dados mais recentes do INE de 2022, projectam a população para 33,1 milhões de habitantes, um crescimento de 28,3% em 8 anos, uma média de 3,5% por ano.

Fonte: Jornal Expansão

Ver mais em:  https://expansao.co.ao/angola/interior/preparacao-do-censo-2024-arranca-com-criacao-de-comissao-111415.html

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO