Ao todo, 250 mil toneladas de sal iodizado foram, este ano, produzidas pelo grupo Adérito Areias (AA), na província de Benguela, informou ao Jornal de Angola o proprietário.
Segundo o empresário Adérito Areias, no próximo ano, o objectivo é atingir 300 mil toneladas, havendo condições para cumprir a meta traçada. “Nós, fundamentalmente, produzimos sal. Este ano cumprimos o nosso projecto. Para o próximo ano, queremos chegar às 300 mil toneladas. Acreditamos que vamos conseguir”, garantiu.
Adérito Areias indicou que apesar da prioridade recair para o mercado nacional, a República Democrática do Congo (RDC) e o Congo Brazaville são os principais consumidores do sal produzido em Angola.
“Não há défice de sal na província de Benguela, em particular, e no país, em geral. por isso, o que já fazemos hoje, se calhar, ainda que muito indirectamente, é muita exportação de sal para o Congo Democrático e Brazzaville. É o que está a acontecer”, indicou. De acordo com a fonte, vende-se sal no país, mas, é sabido que o produto é exportado.
O Grupo AA tem cerca de cinco mil trabalhadores e a responsabilidade social, uma vertente que a companhia considera importante, tem sido cumprida. “Pensamos que para termos êxitos é preciso ter o trabalhador satisfeito”, disse, frisando que, a nível das remunerações a empresa está bem, oferecendo até regalias sociais”mediante as possibilidades do grupo”.
“Defendemos dar o pequeno-almoço e almoço a todos os nossos trabalhadores. Conseguimos isso, temos segurança social. Temos saúde e juntos com os trabalhadores vamos empurrando o nosso barco para chegarmos ao bom porto”, concluiu o empresário.
Captura do pescado
A produção de pescado do grupo atingiu 1.500 toneladas, em 2022, um ano que Adérito Areias considera que “não foi um ano bom para o grupo”, realçando o decurso de operações para melhorar o resultado em 2023.
Também presidente da Aliança Empresarial de Benguela, Adérito Areias disse que houve um défice face ao ano anterior, garantindo que o grupo vai melhorar, consideravelmente, os níveis de capturas no próximo ano.
Apesar de o grupo estar a projectar a elevação da produção de pescado, Adérito Areias manifestou o emprenho do AA na defesa da Biomassa, declarando que o fundamental das metas de captura do ano em curso vai manter-se em 2023.
“N o próximo ano, vamo-nos dedicar um pouco mais à Piscicultura. Queremos fazer a criação de peixe em terra, apesar do forte ser a mar-cultura”, anunciou.
Esclareceu que, para 2022, o país traçou como meta, atingir mais de 300 mil toneladas de pescado. Do total traçado, o grupo pescou à volta de 1.500 toneladas, o que, segundo o empresário, é positivo.
Em termos de captura, disse, o grupo está bem. Reconheceu que a manutenção dos equipamentos não é fácil. “Temos grandes problemas de manutenção, mas, vamos sobrevivendo”, disse.
Declarou a importância que o grupo atribui à formação. “Há o aspecto importante da educação”, referiu, salientando a pertinência de o país apostar fortemente na formação técnico-profissional.
“Penso que temos que nos preocupar muito com a formação de técnicos, fundamentalmente, engenheiros, mecânicos, electricistas, agrônomos e veterinários, para sermos cada vez mais independentes e dominarmos os meios de produção”, afirmou.
No domínio dos equipamentos o que considerou ser uma preocupação. “Não temos gente ainda capaz. As nossas universidades não estão a debitar essa gente que nós precisamos para que, efectivamente, possamos o fazer as manutenções e todo tipo de trabalho que precisamos”, lamentou.
Fonte: Jornal de Angola
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/grupo-aa-declara-producao-de-250-mil-de-toneladas-de-sal-este-ano/
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (BAIXAR App Ango Emprego
)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO