0 Comentários

Projectos do PIIM serão concluídos em Viana

O administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, admitiu em entrevista à ANGOP, a conclusão no primeiro semestre de 2023, dos 21 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), resultante de vários constrangimentos financeiros.

O gestor que falava a propositivo dos 57 anos de existência desde que Viana foi elevado a categoria de município a 13 de Dezembro de 1965, informou que dos quatro projectos iniciais foram já concluídos, nove estão em execução, enquanto sete outros aguardam pela verificação do Tribunal de Contas.

Quanto a situação sócio-económica do município, Demétrio de Sepúlveda, indicou que o seu elenco continua a diagnosticar todas as áreas, enquanto vai se trabalhando para a melhoria desta circunscrição administrativa.

Disse ter encontrado um município com grandes desafios, mas os seus problemas não podem ser resolvidos uma só vez e que cada um deles serve de motivo para se continuar a trabalhar.

Para si, algo de bom já foi feito neste primeiro semestre da sua vigência, mas que muita coisa ainda falta por se fazer.

“Temos estado a trabalhar com as comunidades e com todos os membros da administração, com a ajuda dos nossos parceiros”, realçou.

Disse haver uma especial atenção de se atacar em todas as áreas da vida sócio económica do município, trabalhando paulatinamente e olhar ali onde existir alguma preocupação.

Apontou como prioridades da sua governação após a sua recondução ao cargo pelo Governador da Província de Luanda, Manuel Homem, os sectores da saúde, educação, saneamento básico, energia e água, comunidade urbana, ocupação ilegal de espaços, planos urbanísticos, com destaque para o combate ao comércio desordenado.

Sobre este fenómeno “ocupação ilegal de terrenos”, o administrador disse não existir um poder paralelo a administração, mas denunciou tratar-se de um grupo de malfeitores muito bem posicionados, que incentivam este tipo de práticas e que tem actuado de formas a descredibilizar aquilo que é a verdadeira razão da intenção da administração de Viana.

Precisou, no entanto, que todos os dias se tem trabalhado para desencorajar e desincentivar e acabar mesmo com o mau comportamento destas pessoas.

Exortou, contudo, que caso se note a ocupação ilegal de terrenos, os cidadãos devem denunciar junto das autoridades.

Quanto aos prevaricadores, o responsável informou que a instituição que dirige tem estado a encaminhar processos, em muitas vezes com transgressões administrativas junto dos organismos de Justiça para o devido tratamento.

“Temos estado a dar a nível da administração suporte sempre que solicitados pelos órgãos de justiça, no sentido de se encontrar a verdadeira solução para este ou aquele problema, para que os legítimos proprietários dos espaços atribuídos pela administração possam desfrutar dos mesmos”, esclareceu.

Realçou, por outro lado, que apesar de muitas vezes alguns processos mesmo tendo passado pelo tribunal com decisão deste, os malfeitores arranjam outros mecanismos de recomeçar a sua constituição (processos) partindo as vezes das áreas competentes da própria administração.

Para este fenómeno, alertou, os infractores têm os dias contados, pois como disse, estão envolvidos nesta “aventura” vários cidadãos, dos quais seis foram recentemente detidos.

Para este caso, prosseguiu, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) está a trabalhar para se apurar a verdade a fim de se efectivar a prisão dos mesmos.

Informou que nos últimos dias foram encaminhados entre quatro a cinco processos de género para o Tribunal, já que a nível da administração já não havia solução.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/projectos-do-piim-serao-concluidos-em-2023-em-viana/

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO