A empresa angolana distribuidora de derivados de petróleo, Pumangol, aderiu hoje, terça-feira, ao programa de estágios de recém-licenciados denominado “Criar”, com a admissão de três jovens.
A adesão da empresa petrolífera ocorreu com a assinatura de um acordo de entendimento com o Centro de Formação Profissional The BridgeGlobal que visa facilitar a inserção de jovens recém-licenciados no mercado de trabalho, garantindo acumulação de experiência através de estágios profissionais.
Estes estágios, com duração de um ano, incluem formação comportamental e prática que serão orientados por mentores qualificados.
Durante a formação, serão ministradas “masterclasses” com convidados nacionais e internacionais, onde se registará a promoção de “networking” para os jovens inseridos no programa.
No final da formação, cada participante receberá um certificado, emitido pelo Centro de Formação Profissional The BridgeGlobal e pela Pumangol.
Falando à imprensa após a assinatura do protocolo, o director da Pumangol, Ivanilson Machado, disse que o objectivo do programa é fazer com que os recém-licenciados vivenciem na prática conteúdos académicos teóricos, bem como exercitem as suas competências, enquanto adquirem simultaneamente experiência profissional.
Para o responsável, a parceria com a The BridgeGlobal servirá para incluir jovens recém-licenciados com a devida qualificação em diversas aéreas, não só na Pumangol como em outras empresas.
Informou também que a empresa que dirige tem um centro de formação direccionado para os seus funcionários e até o momento já formou 30 mil jovens.
Por sua vez, a presidente da TheBridgeGlobal, Leonor Sá Machado, fez saber que a Pumangol como membro da Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola (AECIPA) é a primeira a fazer um acordo com o projecto “Criar”.
Para o director Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, a assinatura do acordo representa uma ferramenta para mitigar o desalinhamento que possa existir entre aqueles que formam e os que efectivamente precisam da mão-de-obra.
Em relação ao programa de estágio realizado pelo INEFOP disse que formaram mais de 119 mil jovens no ano de 2022, no domínio da formação profissional.
“Mais de cinco mil jovens já passaram pelo programa e desses mais de 50 por cento conseguiram emprego em várias empresas”, disse.
Considerou de gratificante a assinatura entre a TheBritishGlobal e a Pumangol por permitir o enquadramento de jovens num sector competitivo e desta forma a absolvição dos mesmo no mercado de trabalho com outras qualificações.
Referiu ainda que para este ano o INEFOP tem mais de 26 mil estágios para realizar.
Para Manuel Mbangui, o Executivo angolano prevê uma redução da taxa de desemprego em 25% para o quinquénio 2022 a 2027. O programa de estágios profissionais Criar é um projecto promovido pela AECIPA, parceira da empresa TheBridgeGlobal, com apoio Institucional do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás e a petrolífera Sonangol.
O projecto Criar tem como foco, o fomento da empregabilidade e a criação de oportunidades profissionais para jovens angolanos.
As empresas da Indústria Petrolífera vão receber, no mínimo, dois candidatos para um período de estágio profissional de 12 a 18 meses, através da inscrição, tendo como requisitos a licenciatura concluída e certificada.
O processo de selecção está sob a responsabilidade do Centro de Formação Profissional da The BridgeGlobal, que efectuará a preparação prévia dos candidatos, de forma assegurar o encaminhamento para o ambiente empresarial.
Participaram do evento representantes dos ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Fonte: Angop
Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/pumangol-adere-ao-programa-de-estagios-profissionais-criar/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO