Quais das versões sobre Tráfico Humano em Angola devemos acreditar?

O tráfico humano é uma forma grave de exploração em que pessoas são coagidas, enganadas ou forçadas a serem transportadas, transferidas ou mantidas contra sua vontade com o objetivo de explorá-las de diversas maneiras, como trabalho forçado, exploração sexual, servidão ou adoção ilegal. É considerado um crime internacional e viola os direitos humanos fundamentais. As vítimas do tráfico humano sofrem imensamente com a perda de liberdade e dignidade, sendo uma questão séria que requer esforços globais para prevenção e combate.

Em Angola, o tema tráfico humano ainda há bastante discórdia, uns acreditam que existe e outros não acreditam que essa prática acontece no país.

Prova disso, é que o Ministro da Justiça e Direitos Humanos  Marcy Lopes alegou não existir e que são apenas rumores.

Após 13 dias, aparece o Director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça Yanick Bernardo alegando que Angola regista aumento significativo de tráfico de seres humanos e que crianças são as principais vítimas.

Acompanhe as duas versões.

Versão do Director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça

Governo admite que Angola regista aumento significativo de tráfico de seres humanos, e crianças são as principais vítimas.

A informação foi avançada pelo Director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Yanick Bernardo, tendo dito que Angola registou um aumento significativo do tráfico de seres humanos, com as crianças a serem as principais vítimas.

Segundo os dados revelados por ocasião do Dia Mundial do Combate ao Tráfico de Seres Humanos assinalado no domingo, 30 de julho, essas crianças vítimas de tráfico são usadas para actividades domésticas, enquanto outras são forçadas a mendigar. O Director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça apelou para que todas as pessoas estejam engajadas no trabalho se sensibilização para se evitar este fenómeno.

«Relativamente ao número de crianças traficadas, nós temos registado um número cada vez mais alto que corresponde a mais da metade do número de pessoas traficadas. E estas crianças são destinadas fundamentalmente para servidão domésticas são trazidas de outras regiões do país, e outra finalidade também é para o efeito de mendicidade forçada (…)», disse o responsável.

Vale ressaltar que esta informação surge numa altura em que o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, garantiu não existirem indícios de tráfico de seres humanos em Angola.

 

Versão do Ministro da justiça e dos Direitos Humanos

O Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Cláudio Lopes, que está em visita de trabalho de dois dias à província de Cabinda, garantiu na última segunda-feira, 17 de julho, que Angola é um país onde não existem índices comprovados de tráfico de seres humanos, tendo reiterado que os rumores de possíveis casos de raptos de pessoas que têm surgido nos últimos dias no país e que deixa a população bastante preocupada, “são apenas rumores e os dados oficiais não são esses”.

Marcy Lopes acrescentou ainda que os rumores têm de ser fundamentados e provados, pois existe mobilidade de pessoas e muitas vezes essa migração é feita com desconhecimento dos familiares e, sobretudo, de crianças que passam por processos migratórios e em alguns casos por desentendimento entre os progenitores.

«Todos os casos que vamos registando de eventual movimentação de pessoas é que podem ser considerados de tráficos humanos por alguns. Nós estamos bem alinhados com as forças de defesa e segurança e com a Procuradoria Geral da República (PGR), para garantir que estas situações não ocorram e se ocorrerem os seus autores sejam devidamente sancionados nos termos que a Lei estabelece», disse o governante.

Segundo as versões acima, qual delas o povo angolano deve acreditar? 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO