Saúde realiza campanha de vacinação

Uma campanha de bloqueio da cadeia de transmissão do sarampo, em especial nas crianças até 5 anos, está a ser realizada na província do Huambo, pelo Governo local, com o objectivo de reduzir o número de casos registados.

O chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública, do Gabinete da Saúde, explicou que a campanha vai ajudar a prevenir a propagação do sarampo pela província. “A resposta é imunizar uma média diária de 500 crianças”, disse, acrescentando que os casos tendem a subir nos últimos dias.

Valentim Katolo informou que, no município do Huambo, a campanha, além dos postos fixos, vai incluir a vacinação em centros infantis e escolas do ensino primário, por serem os locais de maior concentração das crianças. “Os números de casos sobem nos últimos dias, de forma preocupante, e por isso, enquanto não acontece a campanha oficial em massa, estamos a evitar a propagação, vacinando nos bairros, onde se registam maiores casos da doença”, aclarou.

O município do Huambo é, disse, a localidade que está a registar o maior número de casos de sarampo, por ser o principal centro demográfico da província. “Estamos a trabalhar, para evitar que este mal se espalhe à todas as localidades”.

Para Valentim Katolo, é fundamental pedir ao Ministério da Saúde para reforçar, sempre, a logística de vacinas contra esta doença. “Neste momento já estamos no sistema de alerta, porque quando se realiza uma campanha de bloqueio, o consumo é maior. Além disso, queremos alargar as idades dos beneficiários, até os cinco anos, pois quando se trata de vacinas de rotina, o grupo alvo tem sido menores até os 2 anos e o consumo da logística é menos oneroso”, destacou.

Quanto aos problemas da meningite, que também se regista na província, Valentim Katolo disse não haver data indicada para o início da campanha de vacinação. “A província está a espera das amostras enviadas ao laboratório. Tão logo os resultados saiam e se confirme a espécie da doença, o ministério pode orientar se vai ser feita, ou não, uma campanha”.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/saude-realiza-campanha-para-travar-a-transmissao/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO