0 Comentários

Sindicato suspende greve

Após uma reunião que durou todo o dia de ontem, o Sindicato Nacional Independente dos Trabalhadores Aeronáuticos e dos Aeroportos decidiu suspender a greve, por tempo indeterminado, que teria início esta quarta-feira, 04 de Janeiro.

Numa nota datada de 30 de Dezembro último, enviada esta segunda-feira ao Correio da Kianda, o Conselho de Administração da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA-EP) reagiu à declaração de greve, com pedido de “bom senso”.

No documento, a empresa começa por referir que “as razões pelas quais a declaração de greve se fundamente mostram-se infundadas, na medida em que o processo negocial entre as partes decorreu sob mediação da Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e deu lugar a um acordo assinado entre as partes em 11 de Agosto de 2022, cujo cumprimento vem sendo observado”.

Acrescenta ainda que a 1 de Novembro de 2022, a Direcção do Sindicato Nacional Independentes dos Trabalhadores Aeronáuticos e Aéreos solicitou “a retoma imediata das negociações” ao Conselho de Administração da ENNA-EP, no período de cinco dias após a submissão do ofício, sob pena de declararem greve.

Na sequência, lê-se ainda no documento, “a ENNA-EP convidou o SNITAA para uma reunião de balanço sobre o grau de cumprimento do acordo rubricado em 11 de Agosto de 2022, o que não veio a acontecer por recusa destes em reunir com um grupo de directores, mandatados pelo Conselho de Administração, alegadamente por não possuírem competências para o efeito”.

Esta resposta dos sindicalistas levou a ENNA-EP a remeter à Inspecção Geral do Trabalho, a continuidade do processo negocial para a mediação.

O documento termina dizendo que “apesar da declaração de greve ora apresentada pelo SNITAA, não cumprir os pressupostos estabelecidos pela lei, o Conselho de Administração da ENNA-EP apela o bom senso pois sempre privilegiou o diálogo e demonstrou interesse em ver resolvidos os problemas dos seus colaboradores”.

Lembrar que o sector da aviação comercial em Angola tem vindo a observar, nos últimos meses constantes greves de trabalhadores, sendo que, pela primeira vez na história do país, os pilotos da TAAG – companhia nacional de bandeira, marcharam em Luanda, em Outubro de 2022, contra as políticas de gestão do actual Conselho de Administração, os trabalhadores da empresa Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) também fizeram greve.

Fonte: Correio da kianda

Ver mais em: https://correiokianda.info/sindicato-dos-trabalhadores-aeronauticos-e-aereos-suspende-greve/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO