Taxa de emolumentos continua a ser a mesma

O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) esclareceu, esta segunda-feira, em Luanda, que a taxa de emolumentos continua a mesma e o que foi feita é uma rectificação do Decreto 254/21, de 14 de Outubro, que estabelece o regime aplicável da mesma.

O referido Decreto, prosseguiu, Elvino Carvalheida, foi revisto por se verificar alguns lapsos e omissões.

O director da instituição esclareceu que os utentes, além do pagamento dos emolumentos, passam também a pagar a taxa SIAC. “Não se trata de redução ou aumento”, disse.

Em relação aos emolumentos, continuam a ser os mesmos. No caso do passaporte, o SME cobra 30.500 kwanzas, incluindo a taxa do SIAC que é de 21.800.

Actualmente, realçou, o SIAC tem procurado implementar um sistema digitalizado, adequado a reforma administrativa. Um dos grandes objectivos, apontou, é aumentar o número de serviços, tanto empresarial, como o público e privada, bem como inserir o projecto “Simplifica”.

O SIAC actualmente tem 13 organismos públicos, com cerca de 220 actos, distribuídos nas distintas unidades, em função da localização geográfica e das necessidades dos serviços dos cidadãos.

A aposta na modernização dos serviços, realçou, serve para ter uma administração pública menos burocrática e mais simplificada. O SIAC, destacou, tem 16 subunidades em todo o país e continua a trabalhar para servir mais e melhor os cidadãos.

A instituição, garantiu, tem prestado serviços ao cidadão de forma responsável e com a maior qualidade, com a concentração de num único espaço físico, prestar diversos serviços do sector administrativo, empresarial, público e privado.

Os serviços do SIAC, disse, estão distribuídos nas unidades de Luanda, nas zonas de Talatona, Cazenga, Zango, Calawenda e Marconi. Nas outras províncias, destacou, os localizados no Uíge, Bengo (Caxito), Malanje, Benguela, Huambo, Lunda-Sul (Saurimo), Cunene, Huíla (Lubango), Moxico (Luena) e Cabinda.

Elvino Carvalheida referiu que a instituição tem estendido, cada vez mais, os seus serviços. Uma das novidades, contou, tem sido a possibilidade dos cidadãos poderem levantar o Bilhete de Identidade aos finais de semana e feriados.

Com a implementação do SIAC, os cidadãos têm conseguido tratar o Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Registo de Nascimento, Cartório Notarial, numa unidade especializada, onde pode também ser feito a autenticação de documentos no Ministério das Relações Exteriores, assim como o cadastramento para os centros de emprego.

“O SIAC está preparado para atender todos os cidadãos que acorreram às suas unidades”, destacou, acrescentou que a instituição implementou, também, a figura de um orientador, para facilitar o atendimento. “As normas definem, por exemplo, que para se tratar documentos, na área do Registo Civil, é necessário fazer-se, antes, a triagem, de modo que quem vá à outra fase tenha condições que permitam a execução”, esclareceu o responsável.

O tempo de espera para o atendimento, revelou, está programado para apenas cinco minutos. “As falhas no processo de entrega e execução do documento só acontecem quando há deficiência no sistema, que depende de um provedor que garante a comunicação”, destacou.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/siac-taxa-de-emolumentos-para-tratar-documentos-continua-a-ser-a-mesma/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO