Todo trabalho que exige que seus trabalhadores fiquem um tempo específico em uma área específica de desconforto torna necessário que os trabalhadores passem por vários testes e cursos. Esses cursos são feitos para garantir que os trabalhadores sejam capazes de se adaptar às novas circunstâncias. Quando se trata de trabalhar na área offshore, os cursos são obrigatórios para os trabalhadores que desejam atuar em uma das áreas que mais oferecem empregos no mercado de trabalho: a offshore.
As áreas offshore
Áreas offshore, em termos simples, significam o alto mar e as áreas oceânicas profundas. As condições de trabalho nessas áreas são perigosas devido às condições climáticas, como tempestades e vendavais frequentes, correntes e marés em constante mudança e o perigoso ecossistema marinho para os seres humanos. Além disso, como trabalhar em áreas offshore significa trabalhar exclusivamente no processo de perfuração de petróleo e em plataformas de petróleo, torna-se duplamente relevante que os trabalhadores realizem cursos e treinamentos offshore.
Se os cursos de adequados não forem realizados pelos trabalhadores, não apenas eles sofrerão perdas devido à falta de adaptação, mas também a empresa de perfuração de petróleo terá que mudar de trabalhadores, muitas vezes, levando a uma perda de recursos humanos e investimento financeiro.
O petróleo talvez seja a matéria-prima mais importante do planeta, o que faz o setor crescer de forma constante. Por isso, sempre há uma grande demanda por bons profissionais, de forma que candidatos qualificados não encontram dificuldades para conseguir emprego.
Se você está interessado em uma carreira de trabalho offshore, seja em uma plataforma de petróleo ou trabalho, navio de pesquisa ou manutenção e instalação de parques eólicos, aqui estão cinco cursos que você precisa conhecer antes de tirar o pó do currículo e começar a se inscrever.
1. Curso de Salvatagem
Este curso de salvamento marítimo é um guia prático para todos os vários aspectos envolvidos em um cenário de salvamento profissional. Ele cobre os pontos mais importantes da modalidade de salvamento em todo o mundo e os liga a um resumo conciso dos aspectos legais e comerciais envolvidos no ambiente de salvamento moderno de hoje, ao mesmo tempo em que analisa como o salvamento evoluiu ao longo dos anos. Os contratos de salvamento em uso hoje são considerados e o futuro para salvamento na era de navios cada vez maiores que transitam pelos oceanos.
2. Treinamento de escape de Aeronave Submersa
O treinamento de escape subaquática por helicóptero fornece os recursos e as habilidades necessárias para se manter seguro e escapar de um helicóptero que pousou na água. Por mais assustadora que seja a ideia de um helicóptero cair na água, as habilidades necessárias para mantê-lo seguro em tal evento podem ser aprendidas no espaço de apenas um dia, e o curso está aberto a mais ou menos qualquer pessoa interessada, sem a necessidade de qualificações complexas antes de se inscrever.
Helicopter Underwater Escape Training (HUET) é importante para qualquer um que pilota um helicóptero. É necessário treinamento para membros da tripulação das forças armadas, departamentos de serviços de emergência como o corpo de bombeiros e para pessoas que trabalham offshore. No entanto, os exercícios de treinamento estão sendo usados até mesmo para eventos corporativos e dias de trabalho em equipe – muito mais emocionante do que cair para trás e deixar seus colegas pegarem você. Mesmo não sendo um treinamento obrigatório, o HUET representa um grande diferencial para o profissional interessado em trabalhar embarcado.
3. Curso Técnico em Mecânica
Habilidades mecânicas básicas usando ferramentas manuais e elétricas em ambiente industrial. Os tópicos incluem uso e manutenção de ferramentas, lubrificação, medição, roscas e fixadores, trabalhos de bancada, desenhos mecânicos básicos e cálculos básicos de oficina (inglês e métrico). Também aborda procedimentos de amarração para incluir quedas de corrente, tomadas, cabo, ponto de apoio, porta-a-alimentação e vir-junto.
4. Curso de Plataformista
Este curso é projetado para engenheiros offshore, topside e submarinos. Este curso cobre o conhecimento básico de tecnologias e processos para instalações offshore em águas rasas, profundas e ultraprofundas. O curso incluirá uma análise das fases de desenvolvimento de petróleo e gás offshore, bem como um método de cronograma para o cálculo de construção, trabalho de montagem e inventário no desenvolvimento de campos offshore.
5. Curso de Torrista
O curso de torrista tem como objetivo capacitar profissionais para desempenhar as funções do serviço, além de virtudes pessoais como: espírito de liderança e trabalho em equipe.
Uma torrista de perfuração é responsável por auxiliar o perfurador e o engenheiro de lama com as operações em uma plataforma de petróleo. Neste trabalho, você guia o tubo enquanto sua equipe o conecta ao orifício de perfuração, mistura o fluido de perfuração, ou “lama”, e repara e realiza manutenção na plataforma e equipamentos associados, como o maquinário de circulação.
Você mantém a área do poço, casa de lama, passarelas e outras áreas da plataforma limpas, bem organizadas e sem desordem, e seus deveres e responsabilidades incluem, adicionalmente, monitorar os manifolds da bomba de lama, auxiliar na sala de sacos de produtos químicos e garantir a operação adequada e segura de bombas, mudlines, válvulas e medidores.
Bônus: Língua estrangeira
Habilidades linguísticas podem ser uma vantagem competitiva significativa que o diferencia de seus colegas monolíngues. Eles estão entre as oito principais habilidades exigidas para todas as ocupações – independentemente do seu setor ou nível de habilidade – e a demanda por profissionais bilíngues está crescendo exponencialmente.
Como um incentivo adicional, em muitos casos, as habilidades no idioma também levam a bônus de contratação e aumento de salários. Seja qual for a sua aspiração de carreira – com as habilidades do idioma adicionadas à mistura, você está à frente da multidão!
Fonte: O Petróleo
Link do artigo Original: https://opetroleo.com.br/conheca-os-cursos-necessarios-para-trabalhar-embarcado/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO