0 Comentários

Jovem empreendedora abre biblioteca com acesso gratuito na cidade do Uíge

Uma biblioteca comunitária foi criada, no bairro Popular nº1, na cidade do Uíge, próximo do jardim do Comando Provincial da Polícia Nacional, por iniciativa da jovem Elizabeth Esteita, para permitir que as crianças, adolescentes, jovens e adultos encontrem um espaço para a leitura, de forma gratuita.

O Jornal de Angola soube junto da empreendedora que a ideia faz parte do seu projecto denominado “Ndozi” (sonhos, em Kikongo), iniciado em 2018, com a angariação de livros, revistas, brochuras e outras publicações para facilitar a população, sobretudo estudantes e amantes da leitura, a enriquecerem os seus conhecimentos.

Elizabeth Esteita referiu que, inicialmente, o projecto “Ndozi” estava voltado para a alfabetização, ensino da língua Inglesa e empreendedorismo sustentável.

Neste ano, a jovem, de 20 anos de idade, decidiu avançar com a implementação de bibliotecas comunitárias, que já contam com 350 livros doados por várias pessoas e outros adquiridos com fundos próprios. “Pedimos à população da província do Uíge no sentido de nos ajudar com a oferta de mais livros, revistas e outras publicações que despertem o interesse das pessoas e ajudem no aumento dos seus conhecimentos. Estamos totalmente abertos para juntos ajudarmos as nossas comunidades e fomentar o gosto pela leitura”, disse.

A mentora da biblioteca comunitária do Bairro Popular prevê, à medida que se vai aumentar a quantidade de livros, expandir o projecto para os demais municípios, numa altura em que já recebe, em média, 100 leitores diariamente, com maior incidência para crianças.

“Nestas bibliotecas, o leitor vai encontrar algo inovador, livros de várias temáticas. Acreditamos que os livros são a via eficaz para a transmissão de conhecimentos e, como se sabe, quem lê um livro já não é a mesma pessoa”. Elizabeth Esteita  disse que “queremos, com esta iniciativa, recordar as célebres palavras de Nelson Mandela, segundo as quais “a educação é a arma mais importante que podemos usar para mudar o mundo”, tendo acrescentado que “não podemos mudar o mundo com violência, nem com atitudes negativas, mas sim com a implementação de projetos deste género, que vão despertar a mentalidade das pessoas para pensarem de forma positiva”.

O estudante de enfermagem  Hemonocêncio António, de 26 anos de idade, considerou que se trata de uma iniciativa louvável, sobretudo por ter como mentora  uma jovem, numa altura em que a sociedade aponta o dedo para esta camada etária como propensas a enveredar mais para o consumo de drogas, álcool e delinquência, enquanto a iniciativa de Elizabeth Esteita demonstra que há ainda os que  podem contribuir de forma significativa para o bem da sociedade.

 “No final de contas, nós os jovens também temos muitas iniciativas. Basta idealizarmos,  tirar do papel e  implementá-las. Confesso que fiquei surpreso ao ver esta biblioteca comunitária e como gosto de Empreendedorismo aproveitei para ler o livro ‘Como construir um negócio’, que vai aumentar o meu conhecimento. De nossa parte, fica o compromisso de ajudarmos no manuseio cuidadoso dos livros, não vandalizarmos e evitar levar o livro para casa, depois da leitura”, assegurou.

Nelo da Costa, adolescente de 12 anos de idade, estudante da 6ª classe na escola nº1 do Bairro Kixicongo e residente no Bairro Popular, na companhia de amigos, aproveitou “tirar um tempo” para ler  alguns livros. “Estou a ler um livro de Inglês, porque estou a fazer este curso nos tempos livres e esta biblioteca vai dar-nos uma grande ajuda. Aqui vamos poder ler muitos manuais da nossa classe e não só”, referiu o adolescente.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovem-empreendedora-abre-biblioteca-com-acesso-gratuito-na-cidade-do-uige/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO