(MINSA) ambiciona especializar 38.000 profissionais da Saúde

de Estado da Saúde para Área Hospitalar anunciou, ontem, em Mbanza Kongo, Zaire, que o Ministério da Saúde (MINSA) ambiciona especializar 38.000 profissionais da Saúde, com vista a garantir um atendimento de qualidade às populações.

Leonardo Inocêncio disse, no acto central do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado ontem, que 1.549 enfermeiros estão a frequentar cursos de especialização, nas áreas de Anestesia, Reanimação, Cuidados Intensivos, Nefrologia, Puericultura e Pediatria.

Para acompanhar o processo de especialização, frisou, o Executivo está a construir, desde 2017, mais unidades sanitárias, onde se destacam 168 erguidas a nível do país, das quais 157 de nível primário, como forma de melhorar o acesso aos Serviços de Saúde.

A par da f ormação, o MINSA, disse, realizou concursos públicos de ingresso e promoção de 2018 a 2022, que permitiu a admissão de 41.093 novos técnicos no sector, 24.652 dos quais enfermeiros, tendo em vista a melhoria da prestação de cuidados de qualidade e humanizados.

Em relação ao Dia Internacional dos Enfermeiros,

Leonardo Inocêncio reconheceu o papel fundamental destes técnicos na prestação de cuidados de saúde primários e o contributo na prevenção e tratamento das doenças.

Aos enfermeiros aconselhou a estarem cada vez mais cientes do papel dinâmico e o impacto que têm na sociedade. “Devem ser, sempre, agentes positivos de mudança, em qualquer situação. A prática de enfermagem é um nobre ofício. Exige dedicação e perseverança”, frisou.

O vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, defendeu, ontem, a actualização permanente dos conhecimentos dos profissionais da Saúde, com vista a acompanhar a dinâmica da ciência e da tecnologia.

Para o presidente da Associação Nacional de Enfermeiros de Angola, Dombele Silva, disse que a organização criou as equipas técnicas e brigadas de acompanhamentos comunitários, bem como tem desenvolvido acções estruturantes, massivas e generalizadas em todo o país nas escolas e universidades, para implementação dos cuidados de enfermagem.

O Dia Internacional do Enfermeiro no Zaire foi antecedido de uma marcha que percorreu várias artérias da cidade de Mbanza Kongo.

fonte: Jornal de Angola

SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber vagas no Youtube CLIQUE AQUI

AULAS PRATICAS PARA TE AJUDAR A CONSEGUIR UM EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2024)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

OBS:

  • Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar por favor denuncie.
  • O Ango Emprego não se responsabiliza em caso de Burlas (Por isso esteja atento(a) aos Burladores)