0 Comentários

Pacientes festejam Natal Solidário

Um total de 200 doentes com insuficiência renal de vários centros e hospitais públicos beneficiou, esta terça-feira, em Luanda, de um Natal Solidário, numa iniciativa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

O acto, realizado pela instituição no quadro das políticas de protecção aos grupos em situação de vulnerabilidade, foi possível com a colaboração da empresa Hebrumel e da Associação Angolana dos Insuficientes Renais (AAIR).

Durante a celebração, a organização ofereceu cestas básicas e três motorizadas para alguns doentes.

O presidente da associação, Agostinho da Silva, explicou que têm passado por dificuldades para acudir algumas necessidades dos associados, como os cartões de transporte público gratuito e de abastecimento mensal para os doentes, que vivem abaixo da linha de pobreza, e a evacuação de crianças e pacientes ao exterior.

“É preciso que seja revista a melhoria da qualidade dos medicamentos, assim como a situação da merenda para os pacientes e a inclusão destes em programas, como o Kwenda”, explicou, além de informar que a associação tem registados 1.800 doentes em todo o país.

Gesto simbólico

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher considerou a celebração um gesto simbólico de carinho e solidariedade para com os doentes renais, que deveria acontecer todos os dias.

Ana Paula do Sacramento Neto agradeceu a colaboração dos parceiros. Em relação às dificuldades apresentadas pela AAIR, a ministra garantiu trabalhar, com os departamentos ministeriais e outros sectores, para responder as inquietações.

 

Melhorias

O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, considerou louvável o gesto do MASFAMU com os doentes renais. “O país teve um salto qualitativo e quantitativo no tratamento da doença, agora feito em nove províncias, sob a responsabilidade de profissionais formados e materiais de ponta”, destacou.

Doação na Lunda-Sul

A Fundação Brilhante ofereceu, ontem, a Arquidiocese de Saurimo, bens alimentares e produtos diversos, para uma confraternização com mais de 500 crianças, oriundas de quatro municípios da Lunda-Sul.
O donativo entregue no âmbito do Natal solidário é parte das acções sociais desta instituição, que anualmente trabalha com os lares de acolhimento de menores de todos os municípios.

O director adjunto para a área de Estudos e Projectos da fundação, Flávio Fernandes, destacou a importância da partilha com o próximo, especialmente as crianças, nesta época natalícia.

Em gesto de agradecimento, o representante da obra missionária, Bruno Santos, disse que os produtos oferecidos vão ajudar a garantir um Natal diferente para as crianças, cujo acto formal é no município de Dala.

Kamuanga Júlia | Saurimo

 

Actos de solidariedade no Uíge

No total, 150 crianças do Uíge, em situação de vulnerabilidade, participaram da festa de Natal antecipado, realizado pelo governador provincial, José Carvalho da Rocha.
No acto, realizado no cine Ginásio, José Carvalho da Rocha deixou garantias de trabalhar com todos para a materialização dos 11 Compromissos que o Estado angolano assumiu com as crianças. “Neste dia, assumo o compromisso de trabalhar mais pelas crianças, através de acções concretas, como a construção de mais escolas e parques infantis”, disse.

A directora do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Uíge, Rosaria Alfredo, sublinhou, durante o acto, que o Estado, as famílias e a sociedade estão obrigados, pela Constituição, a criar condições para a promoção dos compromissos para com as crianças. “Neste dia especial, decidimos conviver com as crianças em situação de vulnerabilidade”, referiu.

Na mensagem lida durante o acto, a directora do INAC lembrou que “cuidar das crianças é garantir o futuro de uma sociedade”.

A esposa do governador provincial, Zumira da Rocha, disse que o Natal solidário com as crianças serviu para criar momentos de alegria com os mais desfavorecidos. “Porém, as ajudas não devem surgir apenas em vésperas de Natal, mas sim diariamente”, disse, além de desejar festas felizes a todos”, adiantou.

Lussilavova Lopes | Uíge

Diversão marca a festa no Cunene

Mais de 300 crianças, dos seis municípios do Cunene, participaram na festa de Natal Solidário com a governadora Gerdina Didalelwa, numa iniciativa do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género, em Ondjiva.
O acto, realizado no Palácio do Governo Provincial, foi orientado pela governadora e procurou levar alegria às crianças nesta época natalícia. Durante as actividades, as crianças receberam diversas ofertas. “Viemos dar carinho e amor às crianças, assim como reforçar a promessa de respeitar os 11 Compromissos da criança”, disse.

A governante disse ainda que a realização deste Natal antecipado é um momento singular para se prestar solidariedade às crianças do Cunene.

Ao fazer a leitura da mensagem em representação de todas as crianças do Cunene, Ângela Teófilo, considerou o acto muito importante, “por mostrar que os adultos estão preocupados com o bem estar dos mais desfavorecidos”.

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Crianças no Moxico

Duzentas crianças de várias religiões e membros de organizações da sociedade civil participaram, ontem, na cidade do Luena, do Natal antecipado, oferecido pela primeira-dama da província.
Antónia Muangala disse, no acto, que o objectivo do encontro foi transmitir amor, em gestos de solidariedade aos mais desfavorecidos. “O Governo do Moxico tudo está a fazer, para combater as práticas de violência contra a crianças, registadas todos os dias no seio familiar”, disse, além de pedir aos pais e encarregados de educação maior atenção à educação e a protecção integral das crianças.

O administrador do município do Moxico, Constantino Satchamuaha, agradeceu o gesto e considerou importante ensinar o espírito de solidariedade nas crianças. “Vamos melhorar a oferta dos serviços essenciais no município, pelo bem estar das crianças”, sublinhou.

Fonte: Jornal de Angola
Ver mais em:      https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/pacientes-de-hospitais-publicos-festejam-natal-solidario/

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

 

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO