Quem é o General “Kopelipa” – Biografa – Historial

Biografia de Manuel Hélder Vieira Dias Júnior

O General Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, mais conhecido como “Kopelipa”, é uma figura proeminente em Angola. Kopelipa é membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e foi uma das figuras-chave durante a presidência de José Eduardo dos Santos, ocupando cargos de destaque no governo angolano por muitos anos.

Kopelipa foi Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente, além de ter sido uma figura influente no círculo interno do governo angolano durante várias décadas. Sua influência política e sua proximidade com o ex-presidente dos Santos o tornaram uma figura significativa na estrutura de poder do país por um longo período.

Ele esteve envolvido em diferentes áreas, desde assuntos políticos até questões de segurança e economia, e sua presença foi amplamente percebida no cenário político e social de Angola por um longo período. No entanto, após a transição de poder para o presidente João Lourenço em 2017, houve mudanças significativas na estrutura de liderança do país, e muitas figuras-chave, incluindo Kopelipa, passaram por realocações ou mudanças em suas posições.

Dinheiro de Kopelipa

Não há informações precisas ou atualizadas sobre os detalhes específicos da situação financeira pessoal do General “Kopelipa”, Manuel Hélder Vieira Dias Júnior.

A transparência em relação às finanças de figuras públicas angolanas muitas vezes é limitada e pode não estar facilmente disponível ao público em geral. Sua riqueza ou situação financeira pessoal pode ter sido objeto de especulação ou interesse público.

No entanto, segundo o Wikipedia, em 2014, o patrimônio líquido do General Kopelipa foi estimado em cerca de US$ 3 bilhões.

A Família de Kopelipa

Kopelipa faz parte de uma proeminente família angolana com laços estreitos com o MPLA. Ele é sobrinho de Carlos De Aniceto Vieira Dias, conhecido como “Liceu”, fundador da banda Ngola Ritmos e membro do MPLA. Além disso, é primo do músico Ruy Alberto Vieira Dias Mingas, responsável pela composição de Angola Avante, o hino nacional de Angola. Também é primo, embora anteriormente distante, de Filomeno do Nascimento Vieira Dias, o Arcebispo de Luanda. Além disso, tem parentesco com o político da oposição Filomeno Vieira Lopes.

Funções de Kopelipa

Kopelipa ocupou anteriormente o cargo de diretor do Gabinete de Reconstrução Nacional, uma posição de destaque no governo angolano. Ele é um dos líderes militares de alto escalão no Movimento Popular de Libertação de Angola, o partido governante desde a independência de Portugal em 1975. Juntamente com outros “generais de topo” como Higino Carneiro, João Maria de Sousa, Roberto Leal Monteiro e Kundi Paihama, ele ocupa posições ministeriais importantes. É conhecido como “o membro mais alto e de maior confiança da comitiva do presidente”.

Como diretor do Gabinete do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, Kopelipa ocupou uma das posições governamentais de destaque em Angola na época. Ele, junto com os generais Francisco Higino Carneiro, João Maria de Sousa, Roberto Leal Monteiro e Kundi Paihama, é reconhecido como um dos militares mais influentes e líderes militares de destaque no governo do MPLA. Este partido político governa Angola desde a conquista da independência de Portugal em 1975.

Kopelipa também foi parte do “Triunvirato Presidencial” de Dos Santos, ao lado de Manuel Vicente e do General Leopoldino “Dino” Fragoso do Nascimento.

Fontes: Wikipedia nos links abaixo
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lder_Vieira_Dias
https://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lder_Vieira_Dias

Se você tem interesse nesta oportunidade de emprego, não hesite, envie a sua candidatura para o endereço eletrônico indicado abaixo no botão “Aplicar Agora“.

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

Siga-nos no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

OBS:

  • Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar para dar Emprego por favor denuncie.