0 Comentários

Sector privado sem Empregos na Lunda Sul

INFORMAÇÃO

Sector privado sem ofertas de Emprego (Lunda Sul)

Várias empresas do sector privado na Lunda-Sul estão impossibilitadas de satisfazer os pedidos de emprego canalizados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), em Saurimo, devido à Covid-19.

A informação foi avançada ontem, em Saurimo, pelo seu responsável, Rufino Quembo, sublinhando que as empresas alegam falta de liquidez para
garantir salários e a manutenção dos fundos.

De acordo com o responsável, as empresas justificam que as restrições para conter a propagação da Covid19 diminuíram, significativamente, a arrecadação de receitas ou obtenção de lucros.

Fez saber que no período em referência foram suspensos 153 contratos de trabalho em várias empresas do sector privado, algumas por encerramento temporário das actividades e outras por incapacidade financeira.

O INEFOP está a trabalhar com as grandes empresas na região, sobretudo ligadas ao sector dos diamantes, para absorção da mão-de-obra local, quando
houver disponibilidade de vagas.

Rufino Quembo sugere políticas de incentivo aos empresários do ramo industrial, para instalarem as suas unidades fabris na região.
Em 2019, no primeiro trimestre, 40 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, num universo de 3.500 pedidos.

Fonte: Jornal de Angola